Cartaz com desenho de João Amaral |
A exposição teve lugar no Pavilhão Multiusos da Feira de S. Mateus, como vem sendo hábito nos últimos anos, e era composta por dois núcleos. O primeiro dedicado ao álbum de João Amaral "Museu Nacional Grão Vasco: 1916-2016 - em busca da arte perdida", com pranchas, esboços e apontamentos que nos permitiam perceber melhor todo o processo criativo que o autor empregou na realização deste trabalho. O segundo núcleo, com uma série de cartunes desenhados propositadamente, a pedido da organização, por autores muito diferentes uns dos outros (uns mais jovens, outros menos jovens; uns consagrados, outros novatos...), permitia observar trabalhos também eles muito diferentes, quer pela técnica utilizada, quer pela visão própria de cada desenhador.
E foi precisamente junto deste núcleo de cartune que a sessão de inauguração teve início, com Luís Filipe Mendes (do Gicav) a usar a palavra para dar as boas-vindas aos presentes, ladeado por representantes das entidades organizadoras envolvidas (o Vereador da Câmara de Viseu, Dr. Jorge Sobrado, a Presidente do Gicav, Dr.ª Filipa Mendes, o coordenador do departamento BD do Gicav, Carlos Almeida, a Directora do Museu Grão Vasco, Dr.ª Paula Cardoso, e a Presidente da Viseu Marca, Dr.ª Cristina Paula).
Carlos Almeida fez, de seguida, uma visita guiada pelo núcleo de cartune, chamando a atenção dos visitantes especialmente para dois dos trabalhos expostos. Uma mini-biografia de Grão Vasco, desenhada por José Garcês numa só prancha, publicada na revista "Fagulha", em 1972; e aquele que possivelmente terá sido o último esboço desenhado por Artur Correia, que, como era hábito, não quis deixar de aceder à solicitação do Gicav. Infelizmente, Artur Correia já não tinha, nessa altura, condições de saúde para desenhar. Limitou-se, por isso, a esboçar uma ideia para cartune que o filho - curiosamente, também ele Artur Correia -, entintou e coloriu a computador.
À esquerda, a biografia de Grão Vasco, por José Garcês |
Ilustrações de Ana Verónica e José Ruy |
Da esquerda para a direita, trabalhos de Rá, Carlos Rico, Paulo Medeiros e Ricardo Ferreira |
Outros trabalhos participantes que destacamos:
Baptista Mendes e José Pires Eugénio Silva e Ricardo Ferreira |
Carlos Almeida e Lança Guerreiro
Daniel Almeida e Miguel Rebelo
Agostinho Pereira e Pedro Emanuel |
Augusto Trigo |
Nelson Martins |
O último esboço de Artur Correia (à esquerda) terminado pelo filho Artur Correia Jr. |
E foi uma agradável surpresa, já que o João Amaral conseguiu cativar o público com as suas bem interessantes explicações: como nasceu a ideia do álbum; como decorreu a fase de pesquisa e recolha de informação; como foi esboçado, desenhado, colorido e legendado; como foi redesenhada a capa, quanto tempo demorou a realizar... Enfim,tudo isto e muito mais foi dissecado por João Amaral, com um entusiasmo contagiante que nos apraz aqui registar.
O entusiasmo de João Amaral enquanto explicava como concebeu o álbum, perante o público atento. |
Aspecto geral da exposição |
Estudo de personagem e algumas notas soltas recolhidas por João Amaral |
Estudo de personagens |
Os primeiros painéis da exposição |
Da mesma forma, o Dr. Jorge Sobrado agradeceu, também, em nome da Câmara de Viseu, toda a colaboração e apoios reunidos na concretização deste projecto e prometeu continuar a apoiar o Gicav na divulgação da BD.
Em seguida, José Pires foi convidado a falar um pouco sobre a doação que acabara de fazer à Bedeteca Luiz Beira: uma colecção de fanzines "FandClassics", com a obra completa "Terry and the Pirates", de Milton Caniff, recuperada pelo próprio José Pires, num trabalho notável e meritório que vem enriquecer ainda mais aquele extraordinário acervo.
Carlos Almeida, no uso da palavra. |
Num gesto de cortesia, o Dr. Jorge Sobrado, em nome da Câmara de Viseu, ofertou ao Presidente Álvaro Azedo um "Matarracho", figura típica local, esculpida em barro pelo ceramista Sérgio Amaral.
José Pires também teve direito a um "miminho" por parte da Câmara de Viseu...
...perante o olhar atento do público e de alguns cartunistas.
Ao centro, Ricardo Ferreira e Agostinho Pereira. À direita, os cartunistas viseenses Daniel Almeida e Miguel Rebelo. |
Carlos Gonçalves (do CPBD) à conversa com Maria Bemira Correia e Artur Correia Jr. |
De costas, com boné, Lança Guerreiro troca impressões com Carlos Almeida. Entretanto, Daniel Almeida e Luís Filipe Mendes estão por perto. |
...enquanto o João Amaral iniciava uma pequena sessão de autógrafos.
João Amaral dando um autógrafo desenhado, enquanto ao fundo, a Presidente do Gicav, Dr.ª Filipa Mendes, dava uma pequena entrevista à televisão da Feira |
Terminada a sessão, houve lugar para matar a sede numa barraca de comes-e-bebes da feira, enquanto se aguardava pelo jantar-convívio.
Em primeiro plano, os principais responsáveis pela produção da exposição, Luís Filipe e Carlos Almeida. Em segundo plano, os desenhadores Daniel Almeida (filho do Carlos) e Lança Guerreiro. |
Demorámos pouco tempo a regressar ao Hotel para o merecido descanso.
Na manhã seguinte, antes de rumarmos para Sul, lugar ainda para tirarmos mais algumas fotos, para mais tarde recordar os bons momentos passados na cidade de Viriato.
Lança Guerreiro, Carlos Rico, João Amaral, José Pires e Baptista Mendes |
Nesta foto surge a Cristina Amaral, que foi fotógrafa de serviço mas que também tem direito a aparecer na reportagem, pois claro. |
E cerca das 10:00 da manhã iniciámos, por fim, o regresso a casa, durante o qual a conversa, como não poderia deixar de ser, teve como grande protagonista a Banda Desenhada.
O Presidente Álvaro Azedo mostrava-se entusiasmado com a visita, e garantiu-nos que no próximo ano a colaboração entre Moura e Viseu continuaria a ser uma realidade.
Após vários projectos terem sido bem discutidos e melhor esboçados, 2019 promete tornar-se num ano marcante para os amantes da 9.ª Arte. Mas disso daremos aqui conta a seu tempo.
Por agora deixamos apenas uma palavra de agradecimento aos nossos amigos Luís Filipe Mendes e Carlos Almeida, incansáveis elementos do Gicav, pela forma como organizaram e montaram esta mostra e pelo carinho com que, mais uma vez, nos receberam. Bem-hajam!
Uma palavra, também, de muito apreço pela forma cordial e simpática como fomos recebidos pelo Sr. Vereador, pela Presidente da Viseu Marca e pela Directora do Museu Grão Vasco.
CR
Nota: o nosso reconhecimento, também, a Viseu Marca/José Alfredo e a Cristina Amaral, a quem agradecemos a cedência de boa parte das fotografias que ilustram este post.
Sem comentários:
Enviar um comentário