sábado, 5 de fevereiro de 2022

NOVIDADES EDITORIAIS (231)

LA VOIE DU MAL - Edição Glénat. Autores: argumento de Jean-Marc Rivière, traço de Gabriel Andrade Jr. e cores de Elvire De Cock. É o primeiro tomo da série "Les Enquêtes de Machiavel".
Grande vulto da Renascença, o italiano Niccoló dei Machiavelli (Nicolau Maquiavel, em português), nascido a 3 de Maio de 1469, em Florença, onde faleceu a 21 de Junho de 1527, é sobretudo célebre pelo seu livro "O Príncipe". Mas tem muito mais glórias na sua vida, pois foi filósofo, historiador, poeta, diplomata e músico.
"O Príncipe" terá sido escrito em 1513 e, teoricamente, era dedicado a Lorenzo de Medici, mas acabou por sê-lo a César Bórgia, onde foca toda a dinâmica do poder.
Maquiavel experimentou muitas situações na vida, mormente na sua juventude aventureira, observadora e registadora... Este primeiro tomo termina com a execução (assassinato, claro!) na fogueira do clérigo Girolamo Savonarola, que ele tentou salvar...


DIÁRIO DE UMA QUARENTENA EM RISCO - Edição Pim!. Autor: Nuno Saraiva.
No pandemónio da pandemia do Covid 19, o autor brinca e satiriza com os pânicos das gentes. E fez muito bem, pois temos de ser positivos e deixar de estarmos em constantes lamúrias.
Este livro alivia-nos com uma certa graça.
Obrigado, Nuno Saraiva!



ABANDONOS - Edição Escorpião Azul. Autor: Ricardo Santo.
É uma obra dramática e terna em defesa das situações dos povos e da natureza do nosso Portugal tão mal estimado.
De certo modo, uma sentida denúncia, um libelo acusatório.
Tomara que quem de direito, sobretudo os nossos ávidos e vaidosos políticos, atentassem nas situações que esta obra aponta e/ou propõe.
A ver vamos, pois os actos positivos são urgentes e necessários e não devem esvoaçar apenas pelos histéricos blá-blás das campanhas eleitorais...

LB

Sem comentários:

Enviar um comentário