domingo, 3 de julho de 2022

NOVIDADES EDITORIAIS (239)

L'ÉCOLE DES FEMMES - Edição Glénat. Autores: argumento de Vincent Delmas e arte de Sergio Gerasi. É o primeiro tomo da trilogia biográfica de Molière.
De seu nome autêntico Jean-Baptiste Poquelin, Molière nasceu a 15 de Janeiro de 1622 (fez agora 400 anos) em Paris, onde faleceu a 15 de fevereiro de 1673. É considerado um dos grandes, senão mesmo o maior, dos comediógrafos clássicos franceses. Suas peças continuam a ser representadas em todo o mundo culto, como por exemplo: "Tartufo", "D. Juan", "O Misantropo", "Médico à Força", "As Velhacarias de Scapin", "O Avarento", etc, etc, donde, também, a tão aplaudida "A Escola de Mulheres".
Molière teve uma vida agitada, mas sempre frontal contra as hipocrisias do clero e das elites da nobreza francesa. Mas foi sobretudo protegido pelo rei Louis XIV, que muito o admirava e estimava.
Convém ler e/ou ver, Molière. Agora há uma trilogia biográfica em BD, apenas com o primeiro tomo editado. Que venham os outros dois!...


SCOTLAND / 1 - ​​Edição Dargaud. Autores: Rodolphe e Leo no argumento e Bertrand Marchal na arte.
A empolgante série "As Missões de Kathy Austin" prossegue agora num quarto ciclo, ou seja, "Scotland (Escócia)".
Depois de "Kenya", "Namíbia" e "Amazone", todos com cinco tomos, a destemida agente secreta britânica Kathy Austin, deixa cenários exóticos e vai parar à misteriosa Escócia, onde possui um solar, para algum repouso... Chegada à aldeia de Killwood, ela descobre com espanto que o solar ardera. Investigando o sucedido, vai enfrentar bizarros fenómenos na região, enquanto um estranho grupo faz atrevidas pesquisas nas caves do ardido solar...


RATTLESNAKE - Edição Escorpião Azul. Autor: João Amaral, e prefácio por Mário Marques.
Recente criação deste autor português, "Rattlesnake"(Cascavel), é um belo triunfo na obra-carreira deste valor da nossa BD.
É uma invulgar narrativa western, com uma pistoleira/justiceira. Implacável, assobia como as cobras cascavéis, antes de disparar os seus tiros certeiros. Ninguém sabe o seu nome e tão pouco, o que esconde do seu sofrido passado...
Quem não deve não teme, mas muito cruel patife lhe deve muito, não tendo esta "cascavel" qualquer piedade por tais criminosos, aparentemente encobertos... Pois sim!

EU, MENTIROSO - Edição Ala dos Livros. Autores: argumento do basco Antonio Altarriba E arte do castelhano Keko (aliás, José Antonio Godoy). Tradução de Ricardo Magalhães Pereira.
Esta magnífica parceria espanhola de autores enfrenta-se aqui numa bem frontal denúncia às politicas hipócritas de que estão ensopadas, julgando-se ilesos, no topo da ganância de qualquer país. Como se cita no álbum: "Governar, é Fazer Acreditar"... Mas, nos povos, nem todos são ingenuamente parvos. Não são, não!
Nesta narrativa, o facto situa-se num Partido político (fictício) de Espanha, que governa o país com apenas três leis: a lei da selva, a lei do mais forte e a lei da rolha, mas sem a fantasia mórbida de se dizerem "governo democrático"... Mesmo sem os países com ditadores actuais (Coreia do Norte, Rússia, China, Bielorrússia, Brunei, Arábia Saudita, Irão, Brasil, Venezuela, Nicarágua, Birmânia, Eritreia e pouco mais), os países "democráticos" estão mascarados num certo tipo de "facinorice". Estão, estão!
Obrigatório ler este álbum!
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário