terça-feira, 18 de setembro de 2018

NOVIDADES EDITORIAIS (155)

NAB / 15 - Edição Bamboo. Autores: no argumento, Patrick Goulesque e Roger Widenlocher; no traço, como sempre, o mesmo Widenlocher; nas cores, Goulesque e David Luven.
Finalmente, cá temos de volta o incrível e irresistível Nabuchodinosaure, vulgo Nab!... E já não era sem tempo!...
Os 14 tomos anteriores foram editados pela Dargaud, com argumentos de Herlé, excepto o 14.º (que já tinha pelo textos, o Goulesque)... em 2012. Após esta pausa, a obra mudou de editora e continua neste 15.º tomo, onde se indica que oficialmente é o 1.º tomo da série “ Les Nouvelles Aventures Apeupréhistorique de Nabuchodinosaure”. Continua pois o hilariante delírio!
Uma série cuja leitura faz bem ao fígado, à mente e que nos alivia do amargo cinzentismo do nosso quotidiano.


LA GROTTE DU NAUTILE - Edição Glénat. Autores: Laurent Granier e Laurent-Frédéric Bollée, como argumentistas e, na arte gráfica, Alberto Jiménez Albuquerque, dito Aja.
“La Grotte du Nautile” é o segundo e último tomo do díptico “Inca”.
Há muito que se vulgarizou denominar a civilização andina como sendo a dos Incas... Mas afinal, inca era o mesmo que imperador, rei, faraó... A predominância desses povos era a dos Quéchuas e dos Aimarás. A pouco e pouco, não sem guerras um tanto sanguinárias, todos estes e esses povos formaram o poderoso Império Inca (ou do Inca). É apaixonante irmos conhecendo todo o evoluir e unificação destes povos andinos, até que os gananciosos conquistadores espanhóis por lá fizeram irreparáveis estragos!...
Entre lendas e aspectos históricos, situa-se esta obra-BD, com o herói Amaru, o “Filho do Sol”, predestinado a ser o Inca que salvaguardaria para sempre o povo e a sua civilização, que devia continuar, secretamente, longe da violência e da cobiça dos castelhanos.
Uma obra belíssima e de grande fôlego!



SIGA A FLECHA - Edição Asa. Autor, segundo Morris: Achdé. Este é o 4.º tomo da série (especulada?) de “As Aventuras de Kid Lucky”.
Lucky Luke na sua infância, já era um menino traquina e “rebelde”... Mas esperávamos melhor da linha humorística de Achdé, onde já marcou bons pontos noutras obras. Agora, está frouxo...


JARDIM DOS ESPECTROSEdição Escorpião Azul. Autor: Fábio Veras.
É importante salientar-se desde já, que é um bem prometedor autor português, nascido em Lisboa em 1997, sendo estudante na Faculdade de Belas Artes da capital portuguesa.
Com esta obra, apostou forte e bem, atendendo ao tema invulgar na nossa Banda Desenhada: o insólito, o fantasmagórico e, quiçá, o clima de terror.
Como e porquê, um certo jardim, alegre e pleno de vida, passou a ser um lugar assustador do qual todos se afastam? Todos, não, pois há sobretudo um misterioso personagem que lá vai numa estranha atitude...
Que tal ler esta obra?
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário