quarta-feira, 11 de julho de 2012

ENTREVISTAS (1) - ENRICO MARINI

Enrico Marini

Digamos que é quase "uma lança em África" termos conseguido uma entrevista, se bem que necessariamente curta, com o extraordinário e magnífico criador de Banda Desenhada que é Enrico Marini. Não porque ele se faça difícil ou vaidoso, mas porque está sempre tão ocupado que quase não lhe sobra tempo para as conversas. Propusemos-lhe apenas meia dúzia de questões e ele, bem gentil, foi rápido a responder.
Ora digamos: Enrico Marini é cidadão italiano nascido em Liestal (Suíça) a 13 de Agosto de 1969. Cursou Artes Gráficas na Escola de Belas Artes de Basileia. Aos catorze anos já participava em vários concursos de BD. Em 1987, no Festival de Banda Desenhada de Sierre, é bem notado e logo contratado pelas Éditions Alpen.
E a sua carreira sobe à vontade, com firmeza, com as séries: "Os Dossiês de Olivier Varèse" (1990), "Gipsy" (1993), "A Estrela do Deserto" (1996), "Rapaces" (1998) e "O Escorpião" (2000), onde emparceirou com os argumentistas Thierry Smolderen, Stephen Desberg e Jean Dufaux. Em 2007, como autor absoluto, inicia a avassaladora série "As Águias de Roma". Com "um estilo próprio, rico e realista", como cita o crítico Laurent Turpin, a obra de Marini está quase toda traduzida e editada em Portugal.
E vamos à entrevista que nos honrou conceder :

BDBD - No mundo da BD, como se considera o artista Enrico Marini? Melhor: quem é o artista Enrico Marini?
Enrico Marini (EM) - Gosto que me contem histórias e gosto de contar histórias. Faço-o principalmente através da Banda Desenhada, que é para mim um meio quase perfeito entre o filme e o livro. Sou um apaixonado pelo Cinema e por livros: policiais, romances históricos e biografias. Tenho uma grande biblioteca e uma data de DVD's em casa.
BDBD - Resides na Suíça, onde nasceste. Neste caso, é difícil para ti trabalhar para editoras francesas?
EM - Não, de modo algum. Há, na verdade, o constrangimento de não ver, com mais frequência, o editor, o argumentista ou os colegas mas hoje, com a Internet, isso não é grande problema.
BDBD - És fortemente admirado e popular em Portugal. Quando virás tu a Portugal, ao menos para um salão BD?
EM - Assim que o meu tempo de trabalho tal permita. Há muito que desejo visitar o vosso país. Infelizmente, estou sempre em atraso com o meu trabalho, sobretudo desde que a minha família aumentou.
BDBD - Das tuas obras, sempre magníficas, qual é a tua série preferida?
EM - Em especial, não tenho uma série preferida, mas estou muito agarrado ao personagem "Gipsy", série que está agora em "stand by". E estou muito orgulhoso por ter encetado "As Águias de Roma", meu bebé de sorte, um projecto muito apaixonante a realizar.




BDBD - E depois desta grandiosa série, "As Águias de Roma", já tens outra obra projectada?
EM - Tenho em mente um policial situado nos anos quarenta. Sou um tanto nostálgico, enquanto o contemporâneo e o futuro me inspiram menos.
BDBD - Que palavras queres aqui deixar para os teus imensos admiradores portugueses?
EM - Espero que tenham ainda um pouco de paciência, mas conto bem ir ver-vos um dia, enfim, o mais cedo possível.

Muito obrigado, Enrico, pela gentileza desta entrevista. Força!

2 comentários:

  1. É sempre bom poder ver um criador poder falar do seu trabalho e também eu espero que um dia ele nos visite. Fico a aguardar por esse projeto, embora considere que seja difícil vir a público, sobretudo depois do êxito que tem sido As Águias de Roma, que é quanto a mim uma das suas melhores séries. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Também nós esperamos que, um dia, este grande autor nos faça uma visita, João.
    Vamos ter esperança. Até lá, nada melhor do que ir acompanhando a sua magnífica obra.
    Grande abraço

    ResponderEliminar