sexta-feira, 12 de agosto de 2022

​NOVIDADES EDITORIAIS (240)

DOUTOR MENGEL - Edição Asa. Autor: Jean-Yves Delitte. Tradução de Pedro Vidal e coordenação de Carlos Pessoa. "Doutor Mengel" é o primeiro tomo (de quatro) da intrigante e bem inquietante série "U-Boot".
A narrativa saltita por épocas diferentes: 1945, 1951, 2059... Um submarino alemão (da Alemanha nazi) navega pelo Oceano Atlântico rumo às zonas antilhanas. Transporta uma enigmática "encomenda" que é apenas do conhecimento do respectivo comandante. Uma violenta tempestade força o submarino a entrar no rio Amazonas, com a tripulação em pânico pois, entretanto, um jovem marinheiro é encontrado morto e dilacerado: acidente, assassinato ou sabe-se lá o quê?!... Porém, no futuro, em 2059, a italiana Veneza está quase que completamente seca!...
Que pavorosos e misteriosos factos envolvem sem piedade toda esta narrativa?


LITTLE TULIP - ​Edição Ala dos Livros. Autores: J. Charyn (argumento) e François Boucq (arte).
O pesadelo arrastado de um jovem no clima, em todos os sentidos, num "gulag" soviético. É um constante e dramático sufoco pela sobrevivência... e o jovem Pavel virá a ser um implacável lutador...
Há aqui, também, a admirável arte do famoso Boucq.
Uma leitura desafiadora a bedéfilos com os nervos seguros.


ESCUTA, FORMOSA MÁRCIA - ​Edição Polvo. Autor: Marcello Quintanilha.
Numa zona pouco recomendável do Rio de Janeiro, vive a lutadora Márcia, enfermeira e mãe solteira, que, com todos os sacrifícios, tenta educar exemplarmente a sua filha Jaqueline.
Esta, é rebelde e caprichosa e só faz o que bem lhe apetece, o que vai complicar a existência, pois envolve-se com o crime organizado.
E, então, Márcia, arroja-se destemidamente a tudo fazer para salvar a filha da embrulhada em que se atolou...
Marcello Quintanilha é um notável jovem autor brasileiro que reside em Barcelona. Tem sido editado em Portugal, que já visitou várias vezes.


A CICATRIZ - ​Edição Escorpião Azul. Autores: Renato Chiocca e Andrea Ferraris. Tradução de Jorge Deodato.
Um dramático relato (reportagem?), seco e sombrio, localizado na fronteira do México e dos Estados Unidos da América do Norte.
Muita amargura e terríveis consequências, mas onde também se encontram espaços de luz e de ocasional humanismo.
Vale bem a pena apostar na leitura deste álbum.


NESTE BAIRRO, LATINO NÃO ENTRA - ​Edição Asa. Autores: vários, consoante as três narrativas que compõem o álbum, com tradução de Helena Guimarães.
São as seguintes: "A Bola da Borrasca" (texto de Yves Coulon e arte de Philippe Fenech), "Fluctuat N-Hic! Margitur!" (texto de Mathieu Choquet e arte de Jean Bastide) e "Labieno, Não Passarás!" (texto de Jerome Erbin e arte de Philippe Fenech).
Rebuscada na popular série "Astérix" de Goscinny e Uderzo, desta vez e a divertir-nos bem, o herói central é o ousado cachorrinho de Obélix, o Ideiafix.
Os gauleses mal aparecem, mas os romanos bem desejam livrar-se das diabruras de Ideiafix e seus aliados e amigos: a elegante cadela Turbina, o possante buldogue Glutonix, a doce gatinha Ladina, o mocho espertalhão Noturnix e o passarito traquina Bronquitix.
Em boa hora, nesta dose de Novidades Editoriais, um álbum sem violências sanguinárias nem pesadelos sufocantes, mas sim, com muita diversão e salutar humor.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário