domingo, 21 de agosto de 2022

SÉRIES DE TIRAS BD (16) - RIBANHO

"RIbanho" nasceu a partir de um convite feito por António José Brito (então director do Diário do Alentejo) a Luís Afonso e a Carlos Rico para desenvolverem uma tira para a última página do jornal. Surgiu assim o pseudónimo LUCA, com as duas primeiras letras dos primeiros nomes dos autores.
Depois de terem criado as personagens em conjunto, dividiram tarefas: Luís escreveu semanalmente os textos, Carlos fez os desenhos e a tradução para alentejano (ainda que se exprima facilmente no alentejano falado, Luís Afonso tem alguma dificuldade em escrevê-lo).
A série tinha como cenário a planície alentejana onde um pastor, o seu cão Farrusco e o seu rebanho de ovelhas, contracenavam com outros personagens (o compadre, o taberneiro e os clientes da taberna, os guardas republicanos, o padre, os turistas, jornalistas...). 
As tiras foram publicadas, ininterruptamente, entre 7 de Fevereiro de 2003 e 28 de Setembro de 2012, dando mesmo origem a um álbum (sob edição Primebooks) com uma selecção das melhores tiras mas, passados quase dez anos, a série terminou abruptamente, por decisão do jornal.
Para evitar o fim definitivo deste projecto, os autores decidiram criar o Blogue do RIbanho, onde, durante cerca de cinco anos, ainda publicaram (por ordem cronológica) algumas tiras e muito material extra e inédito. Mas, com o tempo, acabaram por desistir, também, e fecharam o blogue...
Voltará, algum dia, a publicar-se o "RIbanho"?...
CR

Sem comentários:

Enviar um comentário