sexta-feira, 9 de agosto de 2019

TALENTOS DA NOSSA EUROPA (38) - PHILIPPE FENECH (França)

Philippe Fenech
​Suponho que todos os nossos (do BDBD) amigos ​visitantes já repararam que, neste marcante tema, ​não foco apenas os desenhistas veteranos mas também ​os de bom valor de gerações mais novas… Tudo bem?
​Pois hoje aqui temos o francês Philippe Fenech.
​Nasceu em Montpellier a 1 de Abril de 1976.

Foi depois ​de ter lido algumas aventuras do famoso Astérix que ​decidiu tornar-se desenhista, pois tal tendência já ​fervilhava no seu sangue e no seu âmago.
​Depois de breves e soltas apostas, em 1999 conheceu o argumentista Curd Ridel, donde a primeira obra em ​parceria, a série "Tuff et Koala", até agora com três ​álbuns e especialmente mais dedicada ao público ​infantil.

​Depois, em várias vertentes, colaborou com as produções Walt Disney, em paralelo como professor de desenho e ​de cinema.
​A partir de 2003 deixa tais actividades para se dedicar, quase em absoluto, à Banda Desenhada, na linha encantadoramente ​humorística que - parece - é a que melhor sente (mas não só).
​E, por esta tão prometedora e já marcante carreira, regista-se: ​"Anatole et Compagnie", com dois tomos editados.


"Léo Passion Rugby", série iniciada em 2007 e já com três álbuns, com argumentos de Loïc Nicoloff.


Em 2010, começou a ser editada a sua série (dois tomos até agora) "Un Héros "Presque" Parfait", com textos de Mady e Ludovic Danjou. Uma diversão satírica e impagável!


​No ano seguinte, em 2011, surge a louca paródia à "Odisseia" ​de Homero, com "Ulysse!", já com dois tomos e com argumentos ​de Ludovic Danjou, Mady e do próprio Fenech. Uma ideia hilariante ​e muito louca!


​Por fim (por agora…), a sua mais do que popular série, "Mes Cop's", ​com mais de uma dezena de tomos e com argumentos de ​Christophe Cazenove.


Todavia, este talentoso e divertido desenhista, também se atreveu à linha realista… e nada mais nada menos, que ao tema ​da ficção científica (quem diria?!…). Foi para a série (apenas com ​um álbum) "L'Empire des Mecchas", sob argumento de Téhy.

​Desafio: vamos ler e descobrir este jovem talento francês?

LB

Sem comentários:

Enviar um comentário