domingo, 25 de agosto de 2019

BREVES (73)

VISEU INAUGURA EXPOSIÇÃO E LANÇA "A PORTUGUESA" EM ÁLBUM
Hoje, dia 25, pelas 16:00 horas, inaugura no Pavilhão Multiusos da Feira de São Mateus, em Viseu, a exposição "A Portuguesa - História de um Hino".
A mostra - constituída por dezena e meia de painéis em grande formato - é uma co-produção do Gicav (Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu) e da Câmara Municipal de Moura, com o apoio da Câmara Municipal de Viseu, da ViseuMarca e do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude). 
Na mesma ocasião será lançado oficialmente o respectivo álbum (um trabalho completo - texto e desenhos - de José Pires que aguardava há alguns anos, pelo interesse de uma editora). Felizmente, o Gicav e a Câmara de Viseu reuniram esforços e avançaram para a publicação de uma obra que merecia há muito "sair da gaveta".
A exposição ficará patente até ao próximo dia 15 de Setembro.
Oportunamente publicaremos aqui no BDBD a reportagem fotográfica sobre este evento bem como a análise ao álbum na rubrica "Novidades Editorias".


UMA LIVRARIA COM "NERVO"
A inauguração de uma livraria/galeria de banda desenhada não acontece todos os dias e, por isso, é com satisfação que o BDBD anuncia a abertura da "Tinta nos Nervos", na Madragoa, em Lisboa.
Pedro Moura, Ana Ruivo, Vanessa Alfaro, Luiz Azeredo, Anabela Almeida e Frederico Duarte estão à frente deste projecto que pretende ser um pólo convergente de estilos e escolas de BD, ilustração, desenho e artes gráficas, onde haja lugar para todos os públicos e autores.
Para além do espaço loja (com venda de livros, arte original, objectos, brinquedos...), a "Tinta nos Nervos" conta com uma galeria (onde estarão patentes exposições colectivas ou individuais mais ou menos longas, intercaladas com outras mais curtas associadas a lançamentos editoriais), espaço para workshops e uma cafetaria.  
A ideia merece todo o nosso aplauso. E não temos dúvidas que a "Tinta nos Nervos" poderá tornar-se numa referência e num ponto de encontro habitual entre bedéfilos.
Contactos:
Rua da Esperança, 39, 1200-655 Lisboa  -  Telef. 213 951 179
Site: https://tintanosnervos.com/Livraria
facebook: https://www.facebook.com/TintanosNervos/


REGRESSO AOS CLÁSSICOS
A editora francesa Glénat, sempre incansável e a produzir,
acaba de lançar uma nova colecção de álbuns-BD, versando famosos clássicos da Literatura.
Agora com novas versões e novos desenhistas, os primeiros tomos são sobre os autores Walter Scott, Jules Verne, Jack London, Alexandre Dumas e Mark Twain.
Divulgaremos estas obras em "Novidades Editoriais" assim que chegarem ao nosso conhecimento.


ANIVERSÁRIOS EM SETEMBRO

Dia 02 - Leonardo De Sá e Gerrit De Jager (holandês)
Dia 04 - Lucien De Gieter (belga)
Dia 05 - Stédo (belga)
Dia 08 - Catherine Labey
Dia 09 - José Abrantes, Vicente Segrelles (espanhol) e Valentin Tánase (romeno)
Dia 13 - Luís Filipe Mendes (do GICAV)
Dia 14 - Puiu Manu (romeno)
Dia 24 - Mara Mendes
Dia 26 - Spiros Derveniotis (grego)
Dia 27 - Mathias Schulteiss (alemão) e Pol Leurs (luxemburguês)

LB/CR

Sem comentários:

Enviar um comentário