terça-feira, 25 de junho de 2019

HERÓIS INESQUECÍVEIS (64) - RAMIRO

Mestre William Vance (1935-2018), enquanto imparável a criar séries e heróis, por esta fogosa senda ansiava realizar algo no apaixonante ambiente medieval. Nasceu assim Rodric (1973) - depois, na versão álbum, como Roderic (1979) -, com argumentos de Lucien Meys. Foi uma efémera série, apenas com dois episódios, que não resultou como Vance esperava...
Mas o mestre belga não esmoreceu pois a 8 de Maio de 1974, com argumento de Jacques Stoquart, surgiu a primeira aventura do bravo Ramiro, donde nove álbuns de 1977 a 1989. Stoquart escreveu até ao sexto episódio, tendo depois o próprio Vance tomado conta dos argumentos, embora se conste que, anonimamente, André-Paul Duchâteau deu uma achega a estas três aventuras últimas de Ramiro.
Cedo também, a partir da segunda aventura, as cores foram da responsabilidade de Petra Van Cutsen, esposa de Vance e irmã de Felicisimo Coria.
Quatro destes álbuns foram editados entre nós pela Meribérica-Líber: “O Bastardo” (1974), “Cilada em Conques” (1977), “O Segredo do Bretão” (1979) e “Os Guardas de Bierzo” (1980).
Mesmo assim, nesta parca situação, aventuras de Ramiro também foram publicadas em páginas de “Flecha 2000”, “Jornal da BD” e TV Guia”.
Quase toda a acção da série se desenrola no centro e norte da Espanha de então (dividida em vários reinos), no tempo da chamada e célebre Reconquista, onde Portugal também deu a sua colaboração.
Afonso VIII foi um dos mais batalhadores reis de Castela/Leão. Ramiro, sempre acompanhado pelo seu fiel escudeiro Jos, é um filho bastardo do citado monarca, que lhe confia missões bem arrojadas e difíceis.
A primeira tarefa de Ramiro consistiu em acompanhar e proteger os peregrinos a Santiago de Compostela. Depois, deveria apoderar-se de um tesoiro visigodo, que era escoltado pelos moiros... E as aventuras vão acontecendo.
De notar a grande riqueza gráfica por Petra e Vance, que reproduz fielmente a Espanha medieval.
 
Ramiro (e a respectiva série) é um herói criado com muita classe, admirável mesmo, assim de pode dizer.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário