quinta-feira, 20 de junho de 2019

BREVES (71)

AS LISBOAS DO NUNO SARAIVA
O cartaz (com uma ilustração muito bem "esgalhada", como é apanágio nos trabalhos de Nuno Saraiva) diz quase tudo mas reforçamos aqui a informação acerca de uma exposição que inaugurou ontem, na Galeria de Santa Maria Maior, na Rua da Madalena, 147, em Lisboa.
O título "As Lisboas do Nuno Saraiva" engloba uma série de trabalhos do artista, realizados para iniciativas tão diversas como as Festas e Troféus das Marchas para a Egeac, os cartazes de Arraiais, Rondas das tascas, guias ilustrados e concursos de fado para a Associação Renovar a Mouraria, os mapas ilustrados para a Universidade Nova de Lisboa/IELT, as inúmeras ilustrações com o apoio do Museu do Fado para o Museu de Santo António e outras tantas para o serviço educativo do Castelo S.Jorge, os desenhos para produtos como Ginja Lisboa ou Ginja sem Rival, as imagens para marcas de jogos como a Mebo Games ou a Nerd Monkeyscolaborações na editora Tugaland e nos jornais Público, Sol ou Time Out Lisboa, campanhas publicitárias como Lisboa na Boa e as aventuras em t-shirts do Bairro do Tareco e em azulejos da City of All.
À volta de todas estas Lisboas, todos os originais e os seus desenhos preliminares serão expostos em velhas molduras.
Somando material impresso, objectos e originais, a exposição conta com 250 Lisboas
E muitas outras ficaram de fora, à espera de uma próxima oportunidade...
Não deixe de visitar esta mostra (patente até 27 de Julho).


E.T.COELHO NA BEDETECA DA AMADORA
A obra de E.T.Coelho continua a ser alvo de exposições-homenagens, no ano em que se comemora o Centenário do nascimento do grande desenhador açoriano.
Desta feita, abriu portas na Bedeteca da Amadora uma bela exposição de originais intitulada "ETC, Mestre da BD Portuguesa", que se manterá patente até 30 de Novembro. Ocupa todo um piso da Biblioteca e parte da Bedeteca, no 2.º andar.
A não perder também, obviamente.


"O POVO" VAI SER ALVO DE CARICATURAS E DESENHOS DE HUMOR
Até 28 de Junho, a 2.ª Bienal de Arte de Vila de Fânzeres aceita trabalhos em caricatura e desenho de humor com "O Povo" como tema.
Numa organização conjunta entre as Freguesias de Fânzeres e de São Pedro da Cova e da Argo - Associação Artística de Gondomar, aceitam-se a concurso trabalhos em todas as técnicas, com ou sem texto, num máximo de seis quadros (vinhetas), havendo prémio pecuniário e Menções Honrosas para os melhores. 
Os trabalhos, seleccionados pelo júri, serão expostos em local a designar, entre 13 de Outubro e 30 de Novembro. 
Contactos: www.fanzeres-saopedrodacova.pt ou argo.artes.argo@gmail.com


ANIVERSÁRIOS EM JULHO:
​Dia 03 - Arlindo Fagundes
​Dia 06 - Mário Correia
​Dia 07 - ​Ionut Popescu (romeno)
​Dia 10 - Juan Espallardo (espanhol)
​Dia 11 - João Mascarenhas
​Dia 12 - Ricardo Cabrita
​Dia 15 - Yorgos Botsos (grego)
​Dia 16 - Hugues Barthe (francês) e Miguelanxo Prado (espanhol)
​Dia 17 - Hermann (belga)
​Dia 19 - Rui Mendes e Jordi Planellas (andorrano)
​Dia 23 - José Garcês e Carlos Almeida (do GICAV)
​Dia 25 - Attila Fazekas (húngaro)
​Dia 31 - António Lança Guerreiro


ANIVERSÁRIOS "COMBINADOS"?...
Sempre temos notificado os aniversários de pessoal-BD.
O que nos admira é que há pelo menos onze que fazem anos no mesmo dia, ou seja, a 1 de Janeiro. "Combinados"?!…
​São eles: o português Jorge Miguel, o brasileiro Rafael Coutinho, a italiana Cinzia Ghigliano, o búlgaro Alex Maleev, o norte-americano Nick Drnaso, o inglês Mike Carey, os espanhóis Paco Roca e Juan Diaz Canalès e os franceses
Robin Walter e Christian Cailleaux.
​Que festa louca… se todos se juntassem!




"A ILHA DO CORVO QUE VENCEU OS PIRATAS" ESTÁ DE LUTO
(texto enviado por José Ruy, inserido após a publicação deste post) 
Como foi anteriormente explicado no BDBD, as personagens desta história, foram recriadas com pessoas reais, corvinos e corvinas que me serviram de modelo no local para dar vida às figuras que vivem e lutam neste livro.
Uma das personagens principais é o Tio Fraga, «pai na Inês», que faz parte dos heróis desenhados quando da resistência ao ataque dos piratas à ilha em 1632.
Temos uma trágica notícia a dar, o amigo Fábio Fraga faleceu. Mas viverá sempre na nossa memória e nas páginas do livro, de cada vez que um leitor acompanhe esta história.
Por solidariedade, toda a Ilha do Corvo está de luto.
À família enlutada enviamos daqui os nossos mais sentidos pêsames através do presidente da Câmara José Silva e da Coordenadora do Ecomuseu do Corvo Andreia Silva.
José Ruy


CR/LB

Sem comentários:

Enviar um comentário