domingo, 23 de junho de 2019

NOVIDADES EDITORIAIS (171)

CADAFALSO - Edição Polvo. Autor: Alcimar Frazão.
Alcimar Frazão é um jovem autor brasileiro e teve esta obra lançada no XV Festival BD de Beja. Obra rude, inquietante, dramática… mas com um magnífico grafismo a preto-e-branco abordando diversos e amargos temas.
O afável Alcimar, na gentil dedicatória que pôs no meu exemplar registou: "A vida é absurdo e revolta. Lutemos!".

E por que não? Em frente, Alcimar!
Este álbum é, apesar do clima pesado, belíssimo.


L'ANGE DE BUDAPEST - Edição Glénat. Autores: os húngaros Gabor Tallai  (argumento) e Attila Futaki (traço), mais as cores por Greg Guilhaumond.
Entre o histórico e a ficção, esta é uma obra bem pertinente através da Banda Desenhada. A narrativa faz-nos viajar de 1988 (em San Diego, na Califórnia norte-americana) a 1956 (na Budapeste, na Hungria)… para um especial e necessário ajuste de contas. É preciso estarmos de mente aberta e não anestesiada ante os facínoras que têm esturrado os povos…
Ora, quando em 1956, o infeliz povo húngaro se quis libertar dos soviéticos (já tinham amargurado com os nazis), as tropas de Moscovo fizeram nesse magnífico país das czardas, uma imperdoável hecatombe. Esta insurreição pela sua justa liberdade, resultou num repugnante massacre de mais de 3000 (três mil) mortos!...
Mas, um certo húngaro, em 1988, procurou fazer justiça por conta própria…


VENHAM + 5, N.º 10 - Edição Bedeteca de Beja. Uma edição coordenada por Paulo Monteiro.
Este exemplar reúne trabalhos de 19 criadores, maioritariamente de Beja, como Ana Maria Campaniço, André Ferreira, Véte, etc., mais outros de locais diferentes, como Mário André, Marcos Oliveira e, até, um inglês (Andrew Smith) e dois brasileiros (Evandro Alves e Rafael Sanzio).
A capa é da bejense Susa Monteiro.


AMAZONIE / 4 - Edição Dargaud. Autores: no argumento, Rodolphe e Leo; no traço, Marchal; e nas cores, Sébastien Bouêt.
Continua para nosso entusiasmo, esta tão intrigante e exótica série. O que nos vai trazer no final? Exotismo, políticas, extraterrestres, paranóias?...
Os autores lá sabem!
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário