domingo, 16 de junho de 2019

CENTENÁRIO DE UM GIGANTE: ETCOELHO (6)

Por: José Ruy


Na sede do Clube Português de Banda Desenhada, na Amadora, continua a sequência de exposições dedicadas a Eduardo Teixeira Coelho, o grande desenhador açoriano que faz este ano 100 anos de nascido.
O CPBD propôs-se fazer mensalmente durante este ano de 2019 exposições do trabalho deste grande Mestre, mostrando as muitas áreas em que ele brilhou.
A primeira, inaugurada no dia em que se comemorou o seu nascimento, a 4 de janeiro, foi dedicada aos trabalhos inéditos que deixou por publicar. Depois seguiram-se «Os Animais na Obra de ETCoelho», «ETCoelho e a Figura Humana», «As Águas na Obra de ETCoelho», «ETCoelho Erótico» e agora neste mês de junho, «História e Literatura na Obra de ETCoelho».
São sempre cerca de meia centena de reproduções a preto e branco, para que o visitante possa apreciar o traço original sem a perturbação da cor ou de texto, e ampliadas à dimensão em que o Artista desenhou os originais.
Eduardo Teixeira Coelho tratou estes temas de maneira excecional, com rigor nas indumentárias, armaria e ambientes. As suas composições são todas magnificamente estruturadas e documentadas, e na parte literária tem a magistral passagem para quadrinhos de romances históricos de grandes autores, como Alexandre Herculano e Eça de Queirós, reproduzindo à risca os mais pequenos detalhes descritos.
As exposições abrem sempre no primeiro sábado de cada mês, mas no dia 1 de junho, toda a direção e presidência do CPBD esteve no Festival Internacional de BD de Beja, por isso a exposição, embora patente nesse dia, só foi inaugurada com a visita guiada habitual no sábado 8 de junho e estará aberta ao público até fim deste mês, nas duas salas do piso menos um, na Avenida do Brasil, 27-A na Amadora.
Recordamos que fica a 7 minutos a pé, da estação de Comboio e de Metro da Reboleira.

Sem comentários:

Enviar um comentário