terça-feira, 9 de outubro de 2012

HOMO HOMINI LUPUS

Stephen Desberg e Henri Reculé
Esta, Homo Homini Lupus (O Homem é o Lobo do Homem), é uma citação de Plauto, famoso dramaturgo do Império Romano. Verdade cruel que se tem confirmado através da História da humanidade. Muitas crónicas se narram com cenários nessa época, a romana, com versões no Cinema e na Televisão que, por norma, são deslumbrantes, porém vazias.
É na Banda Desenhada que tais narrativas se tornam mais concisas e fascinantes, onde se inclui a série humorística "Astérix", criada por René Goscinny e Albert Uderzo. No plano realista, como séries fundamentais, registam-se "Alix" por Jacques Martin, "Os Filhos da Loba" por Patrick Weber e o desenhista asturiano Fernando
Pasarin e as avassaladoras "Murena", por Jean Dufaux e Philippe Delaby, e "As Águias de Roma", por Enrico Marini, onde paira sempre essa afirmação de Plauto, Homo Homini Lupus.
E há ainda a extraordinária série "Cássio", por Stephen Desberg e o desenhista chileno-belga Henri Reculé.
"Cássio" comporta hoje seis tomos, inéditos em português. Os quatro primeiros formam o "Ciclo dos Assassinos" e os dois últimos, o "Ciclo de Roma", com os álbuns "Le Chemin de Rome" e "L'Appel de la Souffrance". Todos estes seis episódios relatando em pleno uma época e uma sociedade onde, desbragadamente, o homem é o lobo do homem.

  
Toda a narrativa da série se passa em duas épocas: a do imperador Antonino que tinha como seu médico pessoal o tão poderoso, rico e invejado Cássio, e na actualidade, com as incansáveis investigações da arqueóloga Ornella Grazzi. No primeiro ciclo, desvendam-se as causas que levaram Cássio a ser assassinado à punhalada por quatro dos seus piores inimigos. Mas será que Lucius Aurelius Cassio morreu mesmo ou, estranhamente, se tornou "eterno" através dos séculos? Teria esse médico da Antiguidade poderes ocultos para enganar a morte? E o que eram os estranhos pós medicinais (e miraculosos) de que Cássio se servia?
São os mistérios da vida secreta de Cássio, que Ornella vai tentar saber, desde que saiba tomar as boas decisões e, sobretudo, saber escolher os seus aliados. História, amores, traições, poder, invejas, ciúmes, seduções e vilezas, são os ingredientes fundamentais e de peso que entusiasmam qualquer leitor desta série publicada pelas Éditions du Lombard.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Caro amigo :
      Os álbuns da série "Cassio" (Ed. Lombard), em Portugal, podem ser comprados nas lojas FNAC. Caso não os tenham disponíveis, poderão ser encomendados. Já são sete tomos,
      havendo a hipótese do oitavo ter sido editado em Abril último.
      Um abraço
      Luiz Beira

      Eliminar