THOREAU - Álbum único, de certo modo encantador, relata-nos a vida e a filosofia de Henri David Thoreau: "La Vie Sublime -Thoreau".
Com edição Lombard, tem argumento de Maximilien Le Roy e arte gráfica de A. Dan. O álbum completa-se com um dossiê de texto e fotos referentes ao "universo de Thoreau".
Será muito interessante descobrir Thoreau, considerado o "pai da desobediência civil", que foi corajosamente contra o esclavagismo, sendo um pacifista que também defendia todos os aspectos da salvaguarda ecológica.
Estranho e absolutamente confuso, é obra pouco fácil para uma leitura clara e agradável. Há obras assim e há quem as aprecie, o que não é o nosso caso.
ANIM'ARTE / 85 - A revista trimestral "Anim'arte", editada pelo GICAV - Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu, mantém nas suas páginas artigos de Banda Desenhada e, por vezes, no seu suplemento "Caderno Técnico", até publica Banda Desenhada.
É o caso deste n.º 85 (Julho/Agosto/Setembro 2012), onde se foca a obra de Eça de Queiroz na Banda Desenhada e se publicam alguns exemplos da arte de Baptista Mendes. Regista-se ainda aqui, em jeito de reportagem, a Exposição Franco Caprioli em Viseu.
Contacto: GICAV - Rua João Mendes, 51 - 3500.142 VISEU
Contacto: GICAV - Rua João Mendes, 51 - 3500.142 VISEU
NAS ORIGENS DO Z - É mais um tomo da série "Spirou e Fantásio", sob edição Asa. Seus autores são Morvan, Yann e Munuera.
Esta é uma série que brilha quando participam Gaston Lagaffe e o pândego Marsupilami, ausentes desta vez.
De resto, o álbum é fraco e terrivelmente bocejante. Que pena! E que saudades também da força dos seus anteriores autores criadores, como Rob-Vel (aliás, Robert Velter) e André Franquin!
LE LION ET LE TEMPS VOLÉ - Com edição Lombard, é o quarto tomo da série fantasista "Légendes de Parvaterra", criação do espanhol Raúl Arnáiz.
Série apontada para um leitor mais jovem, tem o seu interesse relativo e decalca-se no estilo habitual da Banda Desenhada japonesa.
Luis Beira
ResponderEliminarQuanto tempo passou desde que nos encontrámos - mais que uma vez - n'A Júlia do Parque Mayer, naquelas tertúlias do Jorge Magalhães, Dias de Deus, A.J. Ferreira, Chaves Ferreira, Luis Louro, José Abrantes e Geraldes Lino, entre outros, às quintas-feiras! Ainda possuo dois livros teus, devidamente autografados, sendo um o Pelópidas.
Para já, tenho a agradecer-te - a ti e ao carlos Rico - a referência à minha mais recente obra "Os Piratasdo Deserto" editado pela ASA. Depois, há a coincidência de ter recebido ontem uma oferta especial: os oitenta números da Anim'arte, esplêndidamente dirigida por Manuel Martins, de que fazes, muito justamente, aqui referência.
Curiosamente, entrei hoje em contacto telefónico com Manuel Martins porque, estando eu aqui tão perto, tenho estado tão longe dessa autêntica instituição de Arte, que é o GICAV.
Um abraço
Santos Costa
Caro Santos Costa:
EliminarSim, ainda me recordo bem de alguns dos nossos jantares, no século passado, no restaurante da Gina. Podes contactar-me para o meu e-mail: luiz.beira@hotmail.com
Obrigado pelas tuas visitas ao BDBD.
Um abraço
Luiz Beira