domingo, 2 de setembro de 2012

EVOCANDO (1)... VICTOR HUBINON


Auto-retrato de Victor Hubinon
O belga Victor Hubinon (26 de Abril de 1924 - 8 de Janeiro de 1979) é um daqueles grandes desenhistas cujas obras nos dão muito mais prazer apreciar se as lermos a preto e branco. 
Neste aspecto, filia-se naquela genial galeria onde figuram, por exemplo, Milton Caniff, Hal Foster, Franco Caprioli, Fernando Bento, Didier Comès, Vítor Péon, Augusto Trigo, José Luis Salinas, Hugo Pratt, Eugénio Silva, Burn Hogarth, Jesus Blasco, etc.
Hubinon, muito apostado em narrativas pelo mar e pela aviação, não excluindo os temas de guerra ("Tarawa"), também abordou por algumas vezes o humor. 


Para além das biografias aventurosas de "Jean Mermoz" e de "Stanley", as glórias da sua vasta bibliografia assentam sobretudo em quatro séries: " Barbe Rouge", "Buck Danny", "Surcouf" e "Tiger Joe".


 

Destas, a única que conheceu alguns episódios na versão álbum em português, foi a de "Barbe Rouge” (Barba Ruiva), que também teve narrativas publicadas nas revistas "Cavaleiro Andante" e "Mundo de Aventuras". 
Por sua vez, "Buck Danny" teve melhor sorte pois várias das suas aventuras foram editadas em três revistas: "Cavaleiro Andante", "Mundo de Aventuras" e na efémera edição portuguesa de "Spirou".
A obra de Victor Hubinon, na sua generalidade, tem sido reeditada (em francês, claro!), até na versão "integral". No espaço português, porque se olha demasiado para a caixa registradora e quase nadinha para a qualidade da obra, sobretudo a clássica e perene...nada consta.
Parafraseando alguém, é a vã glória de cobiçar!

Sem comentários:

Enviar um comentário