sábado, 15 de setembro de 2012

HERÓIS INESQUECÍVEIS (4) - NATACHA



BELA, SEDUTORA E OUSADA! ELA É... NATACHA!

É muito raro, na Banda Desenhada, vermos o PNC (Pessoal Navegante de Cabine) ascender à heroicidade. O PNC engloba as A/B (Assistentes de Bordo) e os C/B (Comissários de Bordo). Nos anos 1954 a 1956, a revista francesa "Mireille" publicou "Liliane,Hôtesse de l'Air" por Christian Mathelot, narrativas também publicadas no "Cavaleiro Andante".
A grande notabilidade de um PNC na Banda Desenhada surge em pleno com a publicação da primeira prancha de Natacha no n.º 1663 de "Spirou" a 26 de Fevereiro de 1970. Hoje, estas aventuras com bastante humor comportam já vinte tomos. Seu desenhista criador: o belga François Walthéry.
François Walthéry
Natacha é uma assistente de bordo, bela, sedutora, ousada e muito corajosa. Viaja quase sempre com o seu colega e amigo (quiçá, seu tímido apaixonado) Walter, um comissário de bordo simpático, muito prestável, mas também, muito trapalhão.
Walthéry iniciou-se nesta série com argumentos de Gos (aliás, Roland Goossens), mas outros mais têm escrito guiões e até diversos desenhistas amigos têm colaborado em aspectos definidos, no grafismo das aventuras em questão.

Das aventuras de Natacha, algumas foram muito marcantes, como "Natacha et le Mahradjah", "Instantés Pour Caltech", "L'Île d'Outre-Monde" ou "Machines Incertaines".
Em Portugal, apenas as duas primeiras aventuras de Natacha foram publicadas na edição portuguesa da revista "Spirou" (2.ª série), depois repetidas no "Jornal da BD".

Prancha de "Instantés pour Caltech"
Natacha fascina-nos sempre através das suas loucas aventuras. Embarquemos num dos seus vôos, que logo ela nos servirá um embriagante coquetel de humor, sedução e acção. Saúde!

No próximo dia 9 de Outubro, no Centre Belge de la Bande Dessinée (Bruxelas), será inaugurada uma exposição comemorativa dos 50 anos de BD de F. Walthéry. O autor estará presente no beberete, às 18:30 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário