sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

BREVES (112)

BDBD PARTICIPA NO VINHETAS DE OURO
O nosso colega Hugo Pinto (do blogue "Vinheta2020"), teve a amabilidade de nos convidar a participar na votação dos "Prémios Vinheta d'Ouro", onde se elegerão as melhores edições e os melhores autores do ano transacto.
Já se sabe que estas coisas de votações para escolher os "melhores" dependem muito de quem vota e das suas preferências pessoais. Mas, a verdade é que, não havendo outra forma melhor de o conseguir, decidimos dar o nosso modesto contributo, apoiando assim uma iniciativa que conta com o maior leque de jurados de sempre nesta terceira edição do evento.
Das quinze categorias a concurso, quatro são novas: Melhor Mangá publicado em Portugal; Melhor Editora Portuguesa de Banda Desenhada; Melhor Reedição de Banda Desenhada; e Melhor Banda Desenhada Infanto-Juvenil.
A seu tempo vos daremos conta da votação final e dos respectivos premiados. Até lá, podem consultar mais informação aqui.


SÍSIFO NA PLANÍCIE INAUGURA AMANHÃ
Uma exposição de pranchas originais do livro The End of Madoka Machina inaugura amanhã, dia 21, na Galeria da Tinta nos Nervos, às 16:00 horas.
A exposição de André Pereira, que agora se apresenta na Tinta nos Nervos, reúne um significativo conjunto de pranchas de banda desenhada do livro The End of Madoka Machina, que congrega, num só volume, os vários fascículos da mini-série original, juntando-lhes alguns capítulos inéditos e exclusivos para a nova edição.
Ao núcleo central das pranchas expostas, acrescem os esboços preparatórios e pranchas de outras histórias que, não integrando a narrativa do livro, esboçavam já as personagens que haviam de figurar na saga que agora se publica na íntegra.
A mostra pode ser visitada até 4 de Março.


BD MONTIJO - Bandas Desenhadas online

O colectivo Tágide, que surgiu em 2019 no seguimento dos cursos BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial, de Susana Resende e Câmara Municipal de Montijo, publicou no final de 2022 as BD's curtas criadas como projecto final daquelas formações, decorridas entre 2018 e 2020.
Com um total de 45 formandos, os três cursos formaram 30 alunos, dos quais 20 concluíram o projecto final de criação de bandas desenhadas, compiladas na antologia BD Montijo: Iniciação à Arte Sequencial - Antologia I publicada pelo município em Fevereiro, e que estiveram expostas na Casa Mora - Museu Municipal de Montijo. 
Com 132 páginas, trata-se da edição nacional que mais novos talentos estreou editorialmente em simultâneo na história do mercado português.
Entre estes, encontramos (do 1.º curso) António Coelho, Filipe Duarte, Maria João Claré, Mário André, Patrícia Costa, Rui Serra e Moura, Shania Santos e Tiago Martins; (do 2.º curso) João Mateus, Lucas de Sousa e Tatiana Ferreira; (do 3.º curso) Alexandre Silva, Beatriz Fernandes, Filipa Lopes, João Gabriel Coelho, João Pedro Marques, Jorge RoD! Rodrigues, José Bandeira, Rafael Marquês e Yves Darbos. Destes, 14 autores foram estreantes absolutos, e outros, com experiência anterior, reciclaram conhecimentos, e ainda 5 vieram a vencer concursos na sequência da formação e/ou a iniciar percurso editorial no mercado de BD português.
Complementar aos cursos, os módulos de ateliê convidaram para colóquio os artistas profissionais e também formadores Penim Loureiro (1.º curso) -autor do posfácio do volume -, Paulo Monteiro (2.º curso) e Pedro Vieira Moura (3.º curso), a par do autor Daniel Maia, na função de formador-assistente, que contribuiu no livro com um artigo que traça a história da Nona Arte no concelho.
As BD's e demais conteúdos estão acessíveis aqui, acompanhadas por um breve comentário dos autores e biografias, no blogue TágideBD, na etiqueta “BD Montijo.”


LeYa CRIA ÁREA DEDICADA A BD, NOVELA GRÁFICA E MANGÁ
A LeYa criou uma área que irá produzir conteúdos nas categorias de Banda Desenhada, Novela Gráfica e Mangá, com o objetivo de reforçar o seu papel no segmento que mais cresceu em Portugal no último ano.
A coordenação desta nova unidade de negócio estará a cargo de Luís Saraiva que, desde a fundação da LeYa, foi responsável pela coordenação das coleções de Banda Desenhada editadas em parceria com o jornal Público.
O editor Vítor Silva Mota, até aqui responsável pela literatura infantil e pela Banda Desenhada da ASA, assumirá a liderança da nova Direção de Direitos Internacionais da LeYa, mantendo, no entanto, a supervisão das edições da coleção Astérix, que há já vários anos tem a seu cargo.


ANIVERSÁRIOS EM FEVEREIRO

Dia 09 - José de Matos-Cruz e Zeu
Dia 11 - Pedro Morais
Dia 13 - Philippe Jarbinet (belga)
Dia 14 - Fernando Santos Costa
Dia 17 - Alejandro Jodorowsky (chileno)
Dia 20 - Sergei e Sanchez Abuli (espanhol)
Dia 21 - Luís Pinto-Coelho
Dia 24 - Yuval N. Harari (israelita)
Dia 28 - Benjamin Benéteau (francês)
CR/LB

Sem comentários:

Enviar um comentário