Ibañez criou Salamão e Mortadelo - os seus personagens mais famosos - em 1957, publicando-os na revista Pulgarcito. Outros personagens se seguiram na vasta galeria de séries humorísticas com que Ibañez nos tem brindado ao longo dos anos ("Pepe Gotera y Otílio", "Botones Sacarino", "Rompetechos", "Chicha, Tato y Clodoveo", "13 Rua del Percebe", "Tete Cohete" etc)
Com vários prémios no seu vasto curriculum, destacamos o Grande Prémio do Salón del Comic de Barcelona, em 2001.
A verdade é que este genial autor, para além de obra vasta e importante na área da banda desenhada, tem especiais méritos no desenho de capas das aventuras dos seus personagens. Absolutamente fabulosas!
E dado que seria impossível condensar num só post tantos e tão divertidos trabalhos, decidimos dividir este artigo em vários, permitindo, assim, apreciar melhor a arte de Ibañez.
Neste primeiro post, trazemos capas de Salamão e Mortadelo (ou Mortadelo y Filemon, no original), personagens já publicados em álbum no nosso país (Edições Paralelo, Meribérica e Asa) e na revista "Jornal da BD".
Divirtam-se, então, com a arte de Ibañez!
A capa do Mundial 86 na verdade não é do Ibáñez, está assinada Bruguera Equip. É dos gajos que o substituíram quando a Bruguera o tirou das suas próprias personagens.
ResponderEliminar