segunda-feira, 23 de maio de 2022

BREVES (106)

FIBDB INAUGURA A 27!
Cartaz de Susa Monteiro
Entre 27 de Maio e 12 de Junho acontece em Beja mais uma edição do seu Festival de Banda Desenhada, organizado pela Câmara local e dirigido, como sempre, por Paulo Monteiro.
A inauguração será na Casa da Cultura, na próxima sexta-feira, às 21:00 horas.
Do programa constam quinze exposições, apresentação de projetos, lançamento de livros, conferências, oficinas, revisão de portfólios, sessões de autógrafos e concertos desenhados. Terá ainda ao dispor dos visitantes a tenda gigante do Mercado do Livro, onde estarão presentes mais de 70 editores, algumas lojas e muitas serigrafas e originais. 
A programação, como sempre, é extensa e variada mas arriscamo-nos a destacar as conferências de Fabio Moraes (sobre Jayme Cortez, sobre Flávio Colin e sobre o restauro de Tarzan - o senhor da Selva), a conversa com David Rubin, os lançamentos/apresentações de álbuns (de Fabio Moraes, Luís Louro, João Amaral, entre outros...), a entrega de prémios BD, etc, etc, etc... Cremos que o melhor é ir até Beja e escolher por si mesmo. 
Mais informação pode ser consultada aqui.



HÁ MOVIMENTO DEBAIXO DA TERRA
O Clube Português de Banda Desenhada inaugurou uma exposição subordinada ao título “Toupeira - Há Movimento Debaixo da Terra”, organizada em colaboração com a Bedeteca de Beja. O Toupeira (ateliê de Banda Desenhada) faz este ano 26 anos de existência, sendo o coletivo mais antigo do país e um dos mais antigos da Europa. 
A exposição abre aos visitantes aos sábados, das 15h00 às 18h00, e conta com trabalhos de Ana Campaniço, André Ferreira, Andrew Smith, Carlos Apolo, Carlos Páscoa, Cláudia Sofia, Inês Freitas, João Guerreiro, João Laia, João Lam, José Lobato, Luís Guerreiro, Manuel Monteiro, Maria João Careto, Paulo Monteiro, Paulo Narciso, Pedro Caseiro, Pedro Franco, Pyramid Pug, Rafael Sanzio, Rita Cortês, Simão Matos, Susa Monteiro, Véte, Vítor Cabral e Zé Francisco.
O Clube tem o apoio da Câmara Municipal da Amadora e está instalado na Avenida do Brasil, n.º 52A - Amadora.



FALECEU NEAL ADAMS
Faleceu no passado dia 28 de Abril, Neal Adams, um dos grandes nomes dos comics norte-americanos.
Nascido em Nova Iorque, em 1941, Adams publicou piadas de humor para a Archie Comics, tiras diárias para Ben Casey, publicidade, capas e afins, antes de ser finalmente admitido na DC. Ficou célebre por, no final dos anos 60 e princípio dos anos 70, ter modernizado personagens da DC e da Marvel como Deadman, Avengers, X-Man, Batman ou Lanterna Verde, dando-lhes uma roupagem mais vigorosa e tonificada.
Foi co-criador de vilões como o Morcegomem ou Ra's al Ghul, e deu, também, um cunho pessoal ao Joker, tornando-o como ele é hoje: mais maníaco homicida e menos cómico.
Foi sempre um defensor dos direitos dos criadores de comics e de melhores condições de trabalho, exigindo, por exemplo, compensação para si e para os outros quando os seus personagens foram adaptados fora do papel.
Muito querido dos fãs nas convenções de BD norte-americanas, deixa um legado notável.
Neal Adams faleceu aos 80 anos, vítima de uma septicémia.


ANIVERSÁRIOS EM JUNHO
Dia 03 - Roger Widenlocher (francês)
Dia 09 - André Juillard (francês) e Theo Caneschi (italiano)
Dia 10 - BDBD Blogue e Laerte (brasileira)
Dia 11 - Isabel Lobinho
Dia 14 - Luís Louro, Dodo Nitá (romeno), Cosey (suíço) e Jordi Bernet (espanhol)
Dia 21 - Peter Van Dongen (holandês)
​Dia 24 - Séra (franco-cambojano) e Joan Boix (espanhol)
Dia 27 - Jean Pleyers (belga)

CR/LB

Sem comentários:

Enviar um comentário