quarta-feira, 27 de março de 2019

BREVES (68)


INAUGURA ESTE SÁBADO EM MOURA EXPOSIÇÃO DE JOSÉ PIRES
É já este sábado, dia 30, que inaugura a exposição de banda desenhada "A Portuguesa: História de um Hino", com texto e desenhos de José Pires.
Integrada na XXXIX edição da Feira do Livro de Moura, a mostra é uma producção conjunta entre o Gicav - Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu e a Câmara Municipal de Moura tendo o apoio da Câmara Municipal de Viseu, da Viseu Marca e do IPDJ.
Até 7 de Abril, os visitantes podem apreciar todas as pranchas que completam este trabalho inédito de José Pires. Em Agosto será a vez da cidade de Viriato receber a mostra, durante a Feira de São Mateus.




FANZINETECA GERALDES LINO INAUGUROU NA AMADORA
Foto: A. Martinó
Inaugurou no último sábado, dia 23 de Março, a Fanzineteca Geraldes Lino, na Bedeteca da Amadora.
O espaço reúne a extraordinária colecção de fanzines de banda desenhada de Geraldes Lino (tida como a maior colecção do género no nosso país, quem sabe da Europa ou até do Mundo?).
Dificuldades logísticas atrasaram, infelizmente, o processo de montagem não permitindo que Geraldes Lino pudesse ver este projecto já concretizado, como teria sido justo. Contudo, esteja o Lino onde estiver, será certamente um homem feliz, neste momento, pela dignidade com que esta colecção está preservada e nos é apresentada.
Estão de parabéns a Câmara Municipal da Amadora, por ter concretizado esta iniciativa, e o Clube Português de Banda Desenhada pelo apoio prestado.


EXPOSIÇÃO SOBRE O BOLETIM DO CLUBE PORTUGUÊS DE BANDA DESENHADA 
Também na Bedeteca da Amadora, e também no passado dia 23, foi inaugurada outra exposição, esta dedicada ao "Boletim", publicação oficial do Clube Português de Banda Desenhada e o mais antigo fanzine português ainda em publicação.
Uma forma bonita de o CPBD se associar à homenagem a Geraldes Lino.
A exposição pode ser visitada até 20 de Abril, no seguinte horário:
Terça a sexta-feira: das 10:00 às 18:00
Sábado: das 10:00 às 12:30 e das 13:30 às 18:00.



O filme “Porque é este o meu ofício” foi nomeado para os Prémios Sophia de Melhor Curta-metragem em Animação da Academia Portuguesa de Cinema.
É certo que não ganhou (o vencedor foi "Entre sombras", de Mónica Matos e Alice Guimarães) mas o ter sido nomeado, só por si, é uma grande vitória (mais uma!) para o nosso amigo Paulo Monteiro, responsável pela banda desenhada que deu origem ao filme que, diga-se, tem feito um belo percurso, com prémios e menções, por onde vai passando“Prémio Nacional da Animação 2018 - Casa da Animação”; “Menção Especial do Júri - Festival de Animação Ajayu 2018, Perú”; 1.st Place in Cinematographer of the Month December 2018 - 12 Months Film Festival”; e “Lágrima Honrosa 2019 - Festival Triste Para Sempre”. 
"Porque é este o meu ofício" é uma das histórias curtas inseridas no álbum "O amor infinito que te tenho", adaptada agora ao cinema de animação por uma fantástica equipa (Animanostra) liderada por Humberto Santana, que está, sem dúvida, de parabéns!
Um abraço, Paulo! Ficamos à espera de mais!...



ANIVERSÁRIOS EM ABRIL

Dia 01 - Philippe Fenec (francês)
Dia 03 - Daniel Ceppi (suíço)
Dia 05 - Carlos Pessoa
Dia 08 - António Gomes de Almeida e Sérgio Macedo (brasileiro)
Dia 09 - Sebastian Caceres (argentino)
Dia 10 - Vete
Dia 14 - Nelson Martins
Dia 15 - Miguel Angel Alejo (espanhol)
Dia 18 - Victor Mesquita
Dia 30 - Jakob Klemencic (esloveno)
CR/LB

Sem comentários:

Enviar um comentário