quarta-feira, 6 de março de 2019

CENTENÁRIO DE UM GIGANTE: ETCOELHO (3)

Por: José Ruy



No seguimento das exposições programadas pelo Clube Português de Banda Desenhada para todo este ano de 2019, na comemoração do centenário do nascimento do desenhador Eduardo Teixeira Coelho, o BDBDBlogue prossegue na sua divulgação.
Todos os meses o Clube Português de Banda Desenhada está a promover na sua sede na Avenida do Brasil, 52-A, na Amadora, exposições temáticas da obra deste autor ímpar.
A partir de 6 de março está patente a exposição «A Figura Humana na Obra de Teixeira Coelho» com meia centena de quadros.
Mantem-se o critério de mostrar as ilustrações a preto e branco, sem a cor que por vezes perturba a clareza do traço, e na dimensão em que o autor as desenhou.
ETCoelho criou uma escola neste género de arte, desenhando tudo do natural, estudando exaustivamente a anatomia humana, o seu movimento e atitude conseguindo uma naturalidade e elegância notáveis.
As ilustrações estão isentas de qualquer texto para que a atenção não se divida permitindo assim focar-se unicamente no desenho.
Por iniciativa da Autarquia da Amadora, está a ser preparada uma  mega exposição com originais deste autor, na Bedeteca dessa Cidade, comissariada pelo diretor do Festival Internacional de Beja com parceria do CPBD, a inaugurar em abril próximo e patente até setembro, e depois também no Festival de BD da Amadora em 2019.

Desde já os parabéns ao Pelouro da Cultura e à direção da Bedeteca pela iniciativa.

Voltaremos ao contacto em abril, aquando da próxima exposição de ETCoelho, sob o tema: «As Águas na Obra de ETCoelho».

1 comentário: