domingo, 3 de março de 2019

TALENTOS DA NOSSA EUROPA (33) - DANY (Bélgica)

Dany (foto: Patricia Mathieu)
Dany (aliás,Daniel Henrotin) nasceu a 28 de Janeiro de 1943 em Marche-en-Famenne (Bélgica) e é um dos mais “terríveis” talentos vivos da BD Europeia, especialmente na dita franco-belga.
Talentoso, brincalhão e afectuoso, por três vezes se deslocou a Portugal, sempre para as edições do saudoso (ora extinto) Salão-BD Internacional da Sobreda: em 1992 (onde foi o artista estrangeiro homenageado), em 1993 e 1995.
A arte gráfica de Dany é imensa, como imensa é a sua obra, onde saltita de género para género, como “western”, ambientes exóticos, policial, terror, erotismo, humor, etc. É o que poderíamos adjectivar, um “louco maravilhoso”.
Mas vamos lá agora dissecar, mais ou menos, a obra deste encantador “doido”, que assina como Dany.

OLIVIER RAMEAU, com 12 apaixonantes álbuns, donde já, quatro Integrais...  Nenhum em português!!!... Cuidado: registamos apenas a vertente álbum-BD, pois alguns episódios foram publicados em revistas devidas.
 

ÉQUATOR, apenas em dois álbuns... Série que não resultou, mas que o marcou.
 

ARLEQUIN, com sete tomos. Porém, apesar do agrado, ficou-se por aqui.

HISTÓRIA SEM HERÓIS: VINTE ANOS DEPOIS, um díptico esmagador, onde Dany mergulha na linha realista e nos maravilha. Depois da série “Olivier Rameau”, esta é a outra sua obra por excelência.

TRANSYLVANIA, é o terceiro e último tomo da breve série “Sur les Traces de Dracula” (os dois primeiros foram, respectivamente, desenhados por Hermann e Séra), com argumentos de Yves Huppen, filho de Hermann.

ELVIS PRESLEY, em cinco pranchas, nas criações curtas de Dany, criou a vida do mito Elvis Presley, história publicada no “Almanaque Mundo de Aventuras/1982”.

JO NUAGE/KAY MAC CLOUD, foi uma aposta, mas finou-se no primeiro álbum...

Indo mais além nesta espantosa navegação pela obra de Dany...
Por amizade e admiração por Hermann, ousou desenhar três aventuras do herói deste seu colega, BERNARD PRINCE: “A Cilada dos 100.000 Dardos” (também editado e reeditado por editoras diferentes em Portugal), “Nictalope” (episódio publicado em 1978, nas “Selecções BD n.º 3) e “Orage Sur le Cormoran” (inédito em português).

O ÚLTIMO SELVAGEM, narrativa curta publicada nas “Selecções-BD”, n.º 10 (segunda série).
LUDIVINE, apenas por enquanto num só álbum, com textos de Erroc e de Michel Rodrigue.

LES GUERRIÈRES DE TROY, já com três álbuns, tem argumento de Melanyn e Scotch Arleston.

Convém registar ainda, aqui e agora, a sua participação colectiva, como em ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, ou o seu empolgamento em episódios erótico-humorísticos, como ÇA VOUS INTERESSE? (série) ou BLAGUES COQUINES.
 

E agora, como informação final e “cereja no topo do bolo”, está confirmado que DANY (finalmente!) estará presente no Festival-BD de Beja... neste 2019.
Um abração, Dany!
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário