quinta-feira, 11 de outubro de 2018

NOVIDADES EDITORIAIS (156)

VENI VIDI VICI - Edição Casterman. Autores: argumento do francês David B. e traço do italiano Giorgio Albertini.
Este é o 37.º álbum da série “Alix”, criada por Jacques Martin, que agora surge, precisamente para comemorar os 70 anos deste herói.
Em 47 A.C., na Batalha de Zela, após a retumbante vitória de Júlio César sobre as forças do rei do Ponto, Fárneses II, o general romano terá exclamado “Veni, Vidi, Vici!” (Cheguei, Vi e Venci!). Era também um aviso para os seus adversários e inimigos na própria Roma.
Obviamente, Alix Enak, combatem valorosamente ao lado de Júlio César, não esquecendo que o sinistro mercenário  grego Arbacés, aqui reaparece a tentar, mais uma vez, liquidar Alix...
Muito interessante, todas as cenas desta famosa e feroz batalha.



SALVEZZA - Edição Feltrinelli Comics. Autores: argumento de Marco Rizzo e arte gráfica de  Lelio Bonaccorso.
Um relato dramático, angustiante e autêntico da actualidade: a fuga dos migrantes do norte de África para a Europa, em situações arriscadas e muitas vezes fatais, pelo Mediterrâneo.
Em Novembro de 2017, o famoso navio de socorro “Aquarius”, está pronto e inicia uma nova missão de Salvação (Salvezza, no original italiano). Ainda há pouco, em Setembro de 2018, o “Aquarius” executou mais um dos seus nobres gestos para salvar vidas desesperadas, em fuga da miséria, da fome, das guerras nos seus países de origem, de violações cruéis, etc.
A força deste relato em álbum-BD reside no facto dos dois autores, Rizzo e Bonaccorso, estarem a bordo do “Aquarius” em Novembro/2017, e tudo terem testemunhado e registado. Um impiedoso libelo acusatório, sobretudo às hipócritas e egoístas mentalidades que se dizem cristãs!...
Nosso reconhecimento total à nossa seguidora e colaboradora Mary Bartolo Andreoli, que gentilmente nos enviou e ofertou esta obra de leitura obrigatória.



MUTATIONS / 1 - Edição Dargaud. Autores: argumento de Leo e Corine Jamar, traço de Fred Simon e core de Jean-Luc Simon.
Pela ficção-científica (ou futurismo), Romane Pennac Brahim El Malik, embrenham-se agora num segundo ciclo de “Mermaid Project”.
Há preocupações inquietantes sobre o comportamento dos cetáceos. Armados de explosivos, estes mamíferos marinhos multiplicam os seus ataques contra os barcos de pesca, o que leva a ONU a ter certas e amargas suspeitas sobre a origem dos mesmos...
Em simultâneo, os autores abordam também a questão das mutações das espécies num futuro próximo. Este ciclo englobará mais dois tomos.
Grande parte deste tomo desenrola-se em Moçambique e a sua capital, Maputo!... Num futuro onde o frio e o gelo predominam por essa região; mas este cenário é um tanto folclórico e bem fantasista.



BOB MORANE, L’INTÉGRALE / 9 - Edição Lombard. Autores: argumentos de Henri Vernes e, na arte gráfica, os três primeiros episódios (“Les Bulles de l’Ombre Jaune”, “L’Empreinte du Crapaud” e “L’Empereur de Macao”) são de William Vance; e os dois últimos (“Opération Wolf” e “Commando Épouvante”) são de Felicisimo Coria (cunhado de Vance).
Aventuras que nos seduzem à devida leitura. Mais: a versão Integral de Bob Morane merece bem ser coleccionada.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário