“Storm” filia-se na galeria de heróis do género ficção cinetífica, como Buck Rogers, Flash Gordon, Brick Bradford, Valérian, etc.
Todavia, a grande força deste herói-série recai na espectacular arte gráfica do inglês Don Lawrence (1928-2003), já famoso pela série “O Império de Trigan”. Curiosamente, os estilos de Lawrence e o do espanhol Segrelles, são muito próximos...
Don Lawrence |
No primeiro tomo, o argumentista foi o britânico Saul Dunn. Mas logo depois, foram aparecendo outros argumentistas que se alternaram, como os holandeses Martin Lodewijk e Dick Matena, o inglês Kelvin Gosnell e até o próprio Don Lawrence.
Com pouco mais de uma vintena de álbuns, as aventuras de Storm têm sido publicadas em diversos países,como Holanda, Inglaterra, França, Espanha e Brasil.
Em Portugal, esta série foi publicada pelos "Amigos do Livro" que editaram dois álbuns, nos anos 80.
Em Portugal, esta série foi publicada pelos "Amigos do Livro" que editaram dois álbuns, nos anos 80.
Capa da revista holandesa "Eppo", dedicada a "Storm" |
Este valente e espadaúdo herói, a seu tempo, encontra uma companheira, a bela, provocante e sedutora Redhair. Irresistivelmente estonteante!...
Tudo isto pode parecer que “já foi visto”... Contudo, é a arte de Lawrence que nos apaixona por estas narrativas. Arte, onde não falta toda a sua veia de Pintor.
A série tem duas partes. A primeira, em nove tomos, atravessa diversas épocas na Terra até ao Apocalipse.... A segunda fase, que continua, já com mais de uma dezena de álbuns e sob o título comum de “As Crónicas de Pandarve”, tem uma força nova, evolutiva e sempre bem entusiasmante.
Fiquem-se, por hoje, com o herói-BD Storm e com o seu exemplar desenhista, Don Lawrence. Do you?...
Olá Bom Dia
ResponderEliminarStorm e O Império de Trigan são séries completamente independentes. Storm nasceu em 1976 e O Império de Trigan é de 1965, tendo terminado em 1982. Em Portugal, a série Storm só foi editada em álbum pela Amigos do Livro e O Império de Trigan pelas revistas que refere. Um abraço
Caro José Silva,
EliminarTem toda a razão! O erro foi meu e não do Beira. Vou já corrigir.
Obrigado pela atenta observação.
Grande abraço
Carlos Rico
Gostei muito da matéria, visto que Storm foi publicado aqui no Brasil pela Editora Abril, num total de 10 eds.
ResponderEliminarGosto muito de hqs pintadas, e estas do Lawrence são espetaculares, igualmente a outros grandes mestres das tintas nos quadrinhos como George Pratt, J. J. Muth, Scott Hampton e muitos outros.
E quando puderem visitem meu blog, seguem alguns links:
http://gibiarte.blogspot.com.br/2015/11/augusto-eu-tiras-53-56.html
http://gibiarte.blogspot.com.br/2017/05/deu-no-jornal-010.html
http://gibiarte.blogspot.com.br/2017/05/ta-na-capa-da-revista-004.html
http://gibiarte.blogspot.com.br/2013/12/jornal-uniao-tiras.html