sexta-feira, 19 de maio de 2017

BREVES (43)

BEJA-BD ARRANCA A 26 DE MAIO!
O Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja realiza-se este ano entre 26 de Maio e 11 de Junho, abraçando exclusivamente o Centro Histórico da cidade e em especial o Largo do Museu Regional, epicentro desta Festa da BD.

Para além das 18 exposições, o Festival oferece aos visitantes uma programação paralela bastante diversificada onde pontuam as apresentações de projectos, as conversas à volta da BD, o lançamento de livros, as sessões de autógrafos, workshops, concertos desenhados, etc, etc. 

O Festival tem também à disposição dos visitantes o Mercado do Livro - a maior livraria do país durante este período, com mais de 60 editores presentes - e uma zona comercial com várias tendas instaladas (venda de action figures, arte original, posters, prints, etc).

O Festival inaugura sexta-feira, 26 de Maio, às 21:00 horas, no Pax Julia - Teatro Municipal.

Toda a programação pode ser consultada aqui.


SANTO ANTÓNIO EM PORTALEGRE

No próximo Domingo, 21 de Maio, pelas 18:00 horas, no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre, ocorrerá a apresentação pública do álbum "Santo António em Banda Desenhada".
Recorde-se que este é o mais recente trabalho de Mestre José Garcês, o decano dos nossos desenhadores. 
A apresentação estará a cargo do Professor António Martinó, sendo que o autor da obra estará presente para uma sessão de autógrafos.


JOSÉ RUY ENCARNA EINSTEIN
Após 87 anos (feitos recentemente) de dedicação à BD e à Ilustração, Mestre José Ruy decidiu fazer - por um dia - uma breve pausa nos inúmeros projectos que tem entre mãos e experienciar outra forma de Arte, o Teatro, encarnando a figura de Albert Einstein, num pequeno sketch que esteve em cena no auditório da Biblioteca Municipal da Amadora.
Uma conversa imaginária entre Einstein, Calamity Jane e Simon Bolivar deu o mote para que José Ruy (que praticamente nem precisou de caracterização, tais eram as semelhanças físicas entre o desenhador português e a personagem que interpretava) se estreasse como actor.
No dia 30 de Maio, repete-se a representação, no Teatro de Alfornelos, da Companhia «Passagem de Nível».
Parabéns, Mestre José Ruy!


SEGUNDA VEZ, UMA SÉRIE DE PRIMEIRA!...
Gaspar Trevo (texto) e Rui Lacas (desenho) estão a produzir uma excelente série online sob o título Segunda Vez.
A história passa-se numa Lisboa alternativa e é publicada em episódios semanais no site www.segundavez.pt.
Segunda Vez é um ebook gratuito, que reúne as características de um livro e as modalidades de uma série. Há novos capítulos todas as semanas para ler online ou descarregar em formato epub, mobi e pdf.
O que esperam para lhe fazer uma visita?



FESTIVAL DE MALBROUCK



De 3 a 5 de Junho, realiza-se no Castelo de Malbrouck (ou Mensberg), na região de Moselle (França), um festival de BD, cujo cartaz foi elaborado por Hermann, que marcará presença, entre muitos outros, como Paul Teng, Jean Pleyers, André Taymans, Jean Torton, Christophe Simon, etc.
Sob o lema “Malbrouck s’en va en Guerre”, o tema desta festa-BD é, precisamente, a guerra na Banda Desenhada.
Sera também recordado o desenhista norte-americano Jack Kirby (1917-1994).



ANIVERSÁRIOS EM JUNHO


Dia 03 - Roger Widenlocher (francês)
Dia 09 - André Juillard (francês) e Theo Caneschi (italiano)
Dia 10 - António Carichas
Dia 11 - Isabel Lobinho
Dia 14 - Dodo Nitá (romeno), Cosey (suíço) e Luís Louro
Dia 16 - Armando Servais Tiago
Dia 24 - Séra (franco-cambojano)
Dia 27 - Jean Pleyers (belga)

Sem comentários:

Enviar um comentário