segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

NOVIDADES EDITORIAIS (250)

LENDAS JAPONESAS - Edição Polvo. Autores: Wenceslau de Moraes (texto) e José Ruy (arte gráfica). Capa de Bruno Porto (com ilustração de José Ruy).
Quando dois firmes valores da Cultura portuguesa fazem maravilhosa parceria, o resultado é este: a muito digna edição de "Lendas Japonesas", graças ao gesto atento de Rui Brito, o responsável da editora Polvo.
Do saudoso mestre José Ruy (aliás, José Ruy Matias Pinto, 1930-2022) já muito temos falado e continuaremos ocasionalmente a falar. Foi, inclusivé, um frequente colaborador do BDBD.
Quanto a Wenceslau de Moraes (aliás, Wenceslau José de Sousa Moraes), a situação é ainda mais encantadora: nasceu em Lisboa a 30 de Maio de 1854 e veio a falecer em Tukushima (Japão) a 1 de Julho de 1929. Foi oficial da Marinha Portuguesa, esteve colocado em Macau... Aqui, foi companheiro de uma jovem chinesa, donde dois filhos (que foi feito deles?). Em 1889 escalou terras nipónicas. Mais tarde chegou a ser Cônsul de Portugal na cidade de Kobe e, pelo Japão que o "converteu" se deixou ficar até falecer. Foi no seu tão amado Japão que a sua segunda e última companheira, a famosa O-Yoné, tanto o incentivou para a escrita. E assim foi! Wenceslau observou e canalizou para os seus belos textos, toda a ternura de hábitos e costumes da sua pátria de adopção.
"Lendas Japonesas" é uma obra em qualquer das versões, que está ignorada pelos nossos (todos!) Ministros da Cultura e da Educação. Até quando?! (Quosque tandem?, no original em latim).
Este álbum foi oficialmente apresentado no Festival-BD de Beja, em 2023, mas, infelizmente, nosso estimado José Ruy já não estava fisicamente entre nós!...
ARIGATO (Obrigado em japonês) Wenceslau de Moraes, José Ruy e Rui Brito!...


LAÇOS DE FAMÍLIA - Edição Ala dos Livros. Autores: Nuno Markl (enredo) e Luís Louro (arte gráfica). Álbum da série "O Corvo".
Pela primeira vez, em notável parceria, dois gigantes das "artes e letras": o Markl e o Louro, com uma aventura "feroz" e desnorteante do famoso e desastrado "O Corvo".
Um verdadeiro delírio a apelar para uma rigorosa leitura.
Aplausos, muito bons aplausos!

LB

1 comentário:

  1. Já sentimos saudades dos artigos do Mestre...
    Antes mais que apoios é preciso divulgar e como todos sabem (?) este ano comemora-se os 480 da chegada dos portugueses ao Japão e (desconheço) ainda não vi a editora aproveitar alguns dos eventos comemorativos... e foi com pena que não os vi no festival realizado em Belém (sim, a edição foi lançada no mês seguinte, mas com um bocado de boa vontade, teriam marcado presença...)
    Obrigado por continuar a divulgar a nossa, essencialmente, BD.

    ResponderEliminar