terça-feira, 21 de julho de 2015

BREVES (11)


VIRIATO NA BD
Continua a decorrer em Moura, até 2 de Agosto, a exposição "Viriato na Banda Desenhada", uma co-produção entre a Câmara Municipal de Moura e o Gicav, com a colaboração da Câmara Municipal de Viseu, da Junta de Freguesia de Viseu, do Instituto Português do Desporto e Juventude e do Pólo de Moura da Inovinter.
A mostra, comissariada por Luiz Beira, tem trabalhos de autores portugueses e espanhóis. 
Após o encerramento, a exposição segue para Viseu, onde a 30 de Agosto abrirá portas durante a Feira de São Mateus sendo, em simultâneo, lançado o álbum "Viriato", de José Garcês, reedição de uma história publicada entre 1952 e 1953 no "Cavaleiro Andante".




CASEMATE / 83 
A revista francófona “Casemate”, mensal por hábito, neste n.º 83 aposta nos meses de Julho e Agosto. Traz um belo recheio de assuntos de muito agrado. Indicam-se alguns deles em destaque:
- a entrevista com Riad Sattouff
- o dossiê Sfar e o seu “gato do Rabino”
- a entrevista com Elsa Charretier e Pierrick Collinet em “Arautos da Causa Homo” (Hérauts de la Cause Homo), onde chamam os bois pelos nomes com toda a frontalidade
- anúncio do 27.º Festival BD Solliès-Ville (região francesa de Provence), de 28 a 30 de Agosto. Entre muitos  autores, estarão presentes : Baru, Boucq, Cestac, Cosey, Dany, Loustal, Enrico Marini, etc. Contactos: alien@wanadoo.fr ou www.festivalbd.com









RIC HOCHET... Pois!
A parceria edições Asa e jornal “Público”, tem estado a publicar às quartas-feiras uma breve dose (serão doze no total) de álbuns da série “Ric Hochet”. Muitas da aventuras indicadas eram (são) inéditas em Portugal.
O último tomo, “O Puzzle Mortal” sairá a 19 de Agosto.




Manuel Mestre (terceiro a contar da esquerda), durante a sessão de homenagens do Moura BD 1995.
FALECEU MANUEL MESTRE 
No passado dia 7 de Julho, faleceu o Eng.º Manuel Mestre, antigo Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Moura, entre 1989 e 1997, e o primeiro a apostar no Salão Moura BD (realizaram-se nos seus mandatos seis das primeiras sete edições e foram publicados o álbum "A Moura Salúquia", de Carlos Rico, e o catálogo "Humoristas Alentejanos", de Osvaldo de Sousa). 
Pessoa afável e de trato fácil, Manuel Mestre tinha 65 anos e faleceu no Hospital da Luz, em Lisboa, vítima de doença prolongada.
LB

2 comentários:

  1. Relativamente à Casemate, não achei que a entrevista da Elsa e do Colinet 'chamasse grande coisa pelos nomes'. Falam um pouco da DC e do casamento lésbico da Catwoman que não foi aceite, reclama um pouco que a comunidade LGBT não é aceite (coisa que até o meu cão, sabe) e dizem que se os grandes editores americanos não aceitam determinados projectos, estes irão para outros editoras, nomeadamente a Image.
    Em relação a editores, é bem mais importante as declarações do Arleston e possivelmente mais chocante ou mais interessante, até será os Tabous do Zidrou, onde é referida uma relação incestuosa (irmãos).

    Mas tudo isto são opiniões. A revista é excelente e merece ser lida e apreciada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Amigo
      Claro que é tudo uma questão de opiniões... Eu só citei alguns temas e intencionalmente deixei de lado alguns dos temas “quentes” que cita. O bedéfilo interessado que procure conhecer e ler esta bela revista.
      Saudações bedéfilas
      Luiz Beira

      Eliminar