sexta-feira, 1 de abril de 2022

BREVES (104)

JOSÉ RUY EXPÕE EM MOURA

Após um interregno de dois anos, a Câmara Municipal de Moura, em colaboração com o Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (GICAV), volta a produzir uma exposição de banda desenhada (esta com trabalhos de Mestre José Ruy), que ficará patente na Praça Sacadura Cabral, durante a 41ª edição da Feira do Livro, entre 18 e 29 de Maio.
Na exposição, composta por dezena e meia de painéis em grande formato, poderão ser apreciadas algumas das adaptações literárias que José Ruy tem realizado em BD ao longo da sua prolífica e brilhante carreira. Assim, teremos pranchas (em esboço a lápis, a preto e a cores) de obras como “Os Lusíadas”, “A Peregrinação”, “O Auto da Barca do Inferno”, “Auto da Índia”, “O Bobo” ou “Ubirajara”, por exemplo.
Paralelamente, a Câmara editará mais um número dos “Cadernos Moura BD” onde serão reeditados “O Demónio Cego”, com argumento e desenho de José Ruy, e "Porque não hei-de acreditar na Felicidade?", uma história de Alves Redol adaptada por José Ruy.
Durante o evento, haverá uma conversa com o autor (que fará a apresentação pública dos “Cadernos Moura BD”), e uma sessão de autógrafos.
A mostra seguirá, depois, para Viseu onde estará patente, em Agosto, na Feira de São Mateus.
Prancha de "Auto da Barca do Inferno"



ANIVERSÁRIOS EM ABRIL

Dia 01 - Philippe Fnec (francês)
Dia 03 - Daniel Ceppi (suíço)
Dia 05 - Carlos Pessoa
Dia 08 - António Gomes de Almeida e Ricardo Magalhães
Dia 09 - Sebastian Cáceres (argentino)
Dia 10 - Véte
Dia 14 - Nelson Martins
Dia 18 - Victor Mesquita
Dia 27 - Andy Genen (luxemburguês)
Dia 30 - Jakob Klemencic (esloveno)
CR/LB

Sem comentários:

Enviar um comentário