domingo, 10 de abril de 2022

HERÓIS INESQUECÍVEIS (79) - ​ORION

Das belas séries criadas pelo saudoso mestre Jacques Martin (1921-2010), consta, em aparente curta duração, a do jovem "Orion", de certo modo uma versão "à grega" do galo-romano "Alix".
No entanto, e por enquanto sem nenhuma edição em português, "Orion" marcou admirável notabilidade com apenas cinco álbuns.
Com argumentos de Martin, os três primeiros tiveram a sua arte, secundado no segundo e no terceiro por Christophe Simon: "Le Lac Sacré", "Le Styx" e "Le Pharaon". Estes três deram origem ao quinto álbum, como um integral, sob o título "La Trilogie Grecque". O quarto álbum, "Les Oracles", teve argumento e arte de Marc Jailloux.
Na generalidade (não todas, claro) as nossas editoras-BD assobiam para o lado ante séries longas, excepto em relação a alguns heróis que são vedetas, como Tintin, Blake e Mortimer, Astérix, Michel Vaillant ou Lucky Luke... 
Com uma atenta aposta em Orion, o gesto seria merecido e grato para todos, pois só constam quatro álbuns. Depois, a natural publicidade faria o necessário. 
Merecem "Orion", Jacques Martin e seus continuadores e os bedéfilos portugueses.
Com texto e ilustrações diversas, existe em "carreira" paralela, a série didáctica "Les Voyages d'Orion", que também podemos ler em francês... 
Pois, pois!...
LB









 
Jacques Martin, Christophe Simon e Marc Jailloux

Sem comentários:

Enviar um comentário