sexta-feira, 25 de março de 2022

SÉRIES DE TIRAS BD (15) - CIENTIRINHAS

Marco Merlin é cartunista por vocação, "cafeinómano" por paixão e "cacto" por opção (palavras do próprio). 
Formado em Comunicação Social e Artes Plásticas, este mineiro de Belo Horizonte (Brasil), publica tiras desde 2012 na sua página "Quadrinhorama" e produz, desde 2016, a série "Cientirinhas", em parceria com o podcast brasileiro de divulgação científica "Dragões de Garagem" (que dá apoio e faz revisão nos textos de Marco, quando necessário). 
Como diz o próprio Marco, "venha pela piada e fique pela ciência" é o lema desta série que brinca, falando muito a sério, com temas que abarcam a astronomia, a zoologia, a botânica entre outros ramos científicos.
De início, a ideia era usar a linguagem da BD para atrair ouvintes para o podcast mas o projecto resultou tão bem que acabou ganhando vida própria. 
A publicação é sempre feita pelas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) do @quadrinhorama e do @dragõesdegaragem.
Marco não tem qualquer ligação com a ciência. Foi mesmo um aluno medíocre em biologia, física, química e matemática, como nos confessou, mas teve uma formação sólida o suficiente para entender os mecanismos elementares de funcionamento do mundo natural. Pouco depois de sair do colégio começou a interessar-se por leituras de divulgação científica, catapultado por Carl Sagan, e é assim que chega aos roteiros para as suas tiras. Algumas ideias surgem de coisas que já sabe, outras de coisas novas que lê e aprende. "Acho que parte do sucesso das Cientirinhas vem daí: como um leigo interessado que sou, crio histórias que têm a medida certa entre informação e descontração. Nem inacessíveis demais, nem simplistas demais" - diz-nos Marco Merlin. E nós concordamos em absoluto. 
O sucesso de "Cientirinhas" será bem fácil de entender pelos nossos leitores depois de lerem algumas tiras como as que aqui vos apresentamos hoje.
Podem continuar a seguir o trabalho de Marco Merlin aqui.
CR




























Sem comentários:

Enviar um comentário