quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

BREVES (102)

"MAUS" É PROIBIDO EM ESCOLAS DO TENNESSEE!
"Maus", a obra-prima do norte-americano Art Spiegelman, publicada em dois volumes (em 1980 e 1991), conta a história de um sobrevivente ao Holocausto, no caso o pai do autor, um judeu polaco. 
A qualidade de "Maus" (que retrata os judeus sob a forma de ratos, os nazis como gatos e os polacos como porcos) foi premiada variadíssimas vezes, chegando mesmo a ganhar o Prémio Pulitzer, em 1992, na única vez em que uma obra de BD recebeu este conceituado prémio.
Pese embora tudo isto, eis senão quando... o Concelho de Educação do Condado de McMinn, no Tennessee (EUA), baniu das suas salas de aula esta novela gráfica, alegando que o conteúdo da obra é "inadequado para os alunos" porque "inclui oito palavrões e um desenho de uma mulher nua"(!)...
O autor, Art Spiegelman, o deputado democrata do Tennessee e o primeiro congressista judeu do estado, Steve Cohen, bem como o Museu do Holocausto, entre outros, fizeram sentir publicamente a sua revolta.
Spiegelman, numa entrevista à CNBC, chegou a classificar os membros do Concelho de Educação como "míopes" e acusou-os de terem "medo do que está implícito!"
O lado positivo da notícia é aquele que já se esperava: do dia para a noite, "Maus" tornou-se (de novo) num dos livros mais vendidos nos EUA, entrando para o Top 20 da Amazon...


FALECEU JEAN-CLAUDE MÉZIERES
Jean-Claude Mézieres (1938-2020)
Mais um grande que nos deixou! Jean-Claude Mézieres, nascido em Paris, em 1938, foi um dos mais conceituados autores franceses de banda desenhada. Formou-se no Institut des Arts Appliqués, ilustrou livros e revistas e trabalhou em publicidade antes de criar, numa parceria com o seu amigo de infância Pierre Christin (autor dos textos) e sua irmã Evelyn Tranlé (colorista), uma das mais populares sériesBD de Ficção Científica: "Valérian e Laureline" (um sucesso de vendas também entre nós, com mais de uma vintena de títulos publicados até ao momento por Meribérica e Asa/Público). 
Mézieres trabalhou, também, como designer em projectos cinematográficos ("O Quinto Elemento", de Luc Besson) e deu cursos de produção de banda desenhada na Universidade de Paris.
Faleceu no passado dia 23 de Janeiro, aos 83 anos.
Que descanse em paz!


ANIVERSÁRIOS EM FEVEREIRO

Dia 09 - José de Matos-Cruz e Zeu
Dia 11 - Pedro Morais
Dia 13 - Philippe Jarbinet (belga)
Dia 14 - Fernando Santos Costa
Dia 17 - Alejandro Jodorowsky (chileno)
Dia 20 - Sergei e Sanchez Abuli (espanhol)
Dia 21 - Luís Pinto-Coelho
Dia 24 - Yuval N. Harari (israelita)
Dia 25 - Eugénio Silva
Dia 28 - Benjamin Benéteau (francês)
CR/LB

Sem comentários:

Enviar um comentário