terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

HERÓIS INESQUECÍVEIS (77) - CANARDO

Este pato estranho "Canardo" (ou seja, o "inspector Canardo") é o titular de uma série com 25 álbuns já traduzidos em pelo menos, dez idiomas. Em Portugal, apenas o quinto tomo (há antes do primeiro, o tomo zero...), "A Amargónia", foi editado entre nós pela extinta Meribérica/Liber, em 1986.
Benoît Sokal (1954-2021)
Personagem imaginado pelo belga Benoît Sokal(1954-2021), terá nascido em 1979 com histórias curtas na revista "A Suivre", mas cedo passou para grandes aventuras, donde o álbum de estreia, em 1981, "Le Chien Debut".
"Canardo" é tão herói como ridículo e anedótico, donde a simpatia que inspira. Não esquecer que ele é, sobretudo, um pato, pois Sokal deu-lhe todo o esquema antropomórfico. E resultou!
Não é difícil imaginá-lo próximo de certas interpretações no Cinema, por Humphrey Bogart (1899-1957) e, mais notável, com o detective "Columbo" que foi maravilhosamente interpretado pelo actor Peter Falk (1927-2011)...
"Canardo" investiga e investiga e... será herói. Veste sempre ou quase sempre, uma gabardina suja e bebe e fuma que se farta!
Porém, funciona. Tem inimigos implacáveis e, também, bons e apaixonados aliados/aliadas, sendo admiravelmente controverso.
Até certo ponto e de um modo mais sério, tem um rival em "Blacksad", um felino, do espanhol Juanjo Guarnido. Ambos muito válidos.
Nas ilustrações juntas, alguns exemplos das aventuras deste incrível "Canardo", um inesquecível herói a admirar.
LB














 

Sem comentários:

Enviar um comentário