sábado, 31 de julho de 2021

NOVIDADES EDITORIAIS (221)

MATTÉO, Quarta Época - Edição Ala dos Livros. Autor: Jean-Pierre Gibrat.
O francês Jean-Pierre Gibrat é um caso admirável e muito sério na actual Banda Desenhada europeia. 
Da sua já tão prestigiosa obra, alguns exemplos já foram editados em português, como: "Destino Adiado" (Le Sursis), "Maré Baixa" e, em curso, "Mattéo". Os dois primeiros tomos foram editados pela Vitamina BD e depois, a partir do terceiro, pela Ala dos Livros.
O mundo está em vésperas da catastrófica Segunda Grande Guerra e, pelas terras de Espanha, já decorre a abominável Guerra Civil, onde a sempre sacrificada Catalunha sofre mil e uma amarguras. É neste terrível ambiente que circula Mattéo, corajoso e desencontrado, cercado de violências, intrigas, traições e heroicidades.
Nesta série, o argumento e a arte de Gibrat marcam altos pontos na BD europeia.


HOMO ERECTUS - ​Edição Glénat. Autor: Ralf König.
Este impagável alemão continua imparável na sua implacável ironia através das narrativas que vai elaborando.
Desta vez, com "Homo Erectus" ou "O Maior Mistério da Evolução", transporta-nos com uma maravilhosa paródia, para a caminhada da Humanidade desde os seus primórdios até aos absurdos dos dias de hoje. Desde o caminhar-se na horizontal, como qualquer outro animal, até ao andar-se na vertical, com apostas anedóticas de ideias e erros que vão surgindo.
Um álbum delicioso que bem nos diverte.


O IMPENSÁVEL NAB... - ​Edição Bamboo. Autores: Goulesque e Roger Widenlocher no argumento, com este último também no traço, enquanto as cores são de Annie Gille.
É agora, o quarto álbum da série "Les Nouvelles Aventures de Nabuchodinosaure " (o Nab, para os íntimos).
São tantos e bem achados os disparates, que é impossível ficar-se impávido, sério e sereno. O humor anda à rédea solta e, enquanto o admiramos, fazemos uma salutar pausa ante as nossas angústias do dia-a-dia.
Obrigado, Roger Widenlocher!


MIMI & EUNICE - Mimi & Eunice é um apanhado de tiras de banda desenhada que evidenciam a relação conflituosa da criação artística. Com diálogos curtos e diretos, as personagens Mimi e Eunice convidam-nos a pensar sobre o tema de forma inteligente e bem-humorada.
Da autoria da cartunista norte-americana, animadora e ativista da cultura livre Nina Paley, as tiras possuem um estilo gráfico simples e abordam temas como propriedade intelectual, ironia, hipocrisia e política, num tom sarcástico e humorado.
Disponível em várias lojas e plataformas online, em formato físico e digital. Pontos de venda em: https://fabd.weon.pt/
LB/CR

Sem comentários:

Enviar um comentário