segunda-feira, 9 de novembro de 2020

BD E HISTÓRIA DE PORTUGAL (19) - ARISTIDES DE SOUSA MENDES

Fosse este post de teor irónico e eu (LB) diria que este notável "rebelde" da História de Portugal, mesmo que involuntariamente, quis ultrapassar o nosso rei D. Sancho I, dito "O Povoador"... O certo é que o famoso cônsul português em Bordéus, foi um verdadeiro "povoador": ele e sua esposa, Maria Angelina, foram progenitores de catorze filhos (dois faleceram muito jovens)! Mesmo assim, este nosso herói também teve uma aventura sentimental extra com a francesa Andrée Cibial-Rey, que muito o amava, donde uma filha... Só algum tempo depois de ter enviuvado, é que casou com Andrée e perfilhou a filha de ambos.
Aristides Sousa Mendes
(1885-1954)

Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches, nasceu em Cabanas de Viriato (Carregal do Sal) a 19 de Julho de 1885 e, doente, amargurado e pobre, faleceu em Lisboa a 3 de Abril de 1954, assim "acabando" na nossa Pátria apodrecida...
Vertical, católico, monárquico, leal ao espírito da Pátria Portuguesa, fez tudo pelo valoroso nome do nosso País. Não actuava para a glória e vaidades pessoais, mas sempre pelo seu (nosso) País e pelo seu Bom Povo Português.
Irmão gémeo do seu sempre apoiante mano César, Aristides também singrou pela carreira diplomática e, por aqui e por ali, funcionou em Zanzibar (que era ilha-sultanato, hoje integrado na Tanzânia), Brasil, Espanha, Estados Unidos, Bélgica, até à França que o heroicizou para sempre.
Serviu, mesmo contrafeito, o regime do ditador António Salazar, até que disse: "BASTA!". E daí, toda a heróica amargura na sua vida e de sua família. Aristides foi corajosamente firme, após breves dias de sofrimento, recolhido em justa meditação, com a ajuda plena de sua esposa e dos filhos. Um exemplo!
A paranóia e total demência assassina de um austríaco (de origem judaica), o tal Adolf Hitler, ia esturrando a irrequieta Europa, sobretudo em relação aos judeus, homossexuais, ciganos, prováveis comunistas, incluindo ainda vários católicos. Que sinistro canalha! Um horror histórico na destruição da espécie humana!
Salazar, sempre teimosamente opaco (mais os seus servis "capangas"), não perdoou ou não quis compreender a muito nobre e humana rebeldia de Aristides. Apenas o "amigo íntimo" do ditador português, o cardeal Manuel Cerejeira, terá criticado com uma certa indignação, as paranóias hitlerianas...
Aristides, em plena e absoluta consciência, com astúcia, inteligência e bem atrevido humanismo, salvou milhares de vidas, "apagadas" por Hitler, por Mussolini, pelo titubeante papa Pio XII, e pelos "ambíguos" ditadores ibéricos, Franco e
Salazar...
Foi duas vezes condecorado pelo rei belga Leopoldo III. Conviveu com várias celebridades, como o escritor Maurice Maerterlick e o cientista Albert Einstein.
Pelo mundo do espectáculo, constam-nos três exemplos dignos: dois filmes, "Désobeir" (2008, França) realizado por Joël Santoni e com o actor Bernard Le Coq, e, em 2011, "O Cônsul de Bordéus", com o actor Vitor Norte e realização de João Corrêa/Francisco Manso. 


Já neste 2020, a Companhia Contracanto Associação Cultural de Nelas (Viseu), levou à cena uma magnífica versão musical, ou seja, a opereta "Aristides, o Musical", com brilhante interpretação de Rúben Madureira e a bela participação da acriz Manuela Maria, espectáculo que a RTP 2 transmitiu. Bravo!

​Finalmente, pela Banda Desenhada e/ou Ilustração, temos:
"Aristides de Sousa Mendes, Herói do Holocausto", sob edição Âncora, com a arte de Mestre José Ruy.  
Esta obra foi, também, traduzida e editada em hebraico e, em 2016, teve novas versões revistas e actualizadas, nas línguas francesa e inglesa...
 
Capa e pranchas de "Aristides de Sousa Mendes - herói do holocausto", por José Ruy (texto e desenhos),
Ed. Âncora Editora (2004)

Por deferência de Mestre José Ruy, apresentamos quatro pranchas (que actualizam o álbum) produzidas recentemente, e que se mantêm inéditas até uma posterior reedição desta obra.

Pranchas inéditas de "Aristides de Sousa Mendes - herói do holocausto", por José Ruy

Num estilo completamente diferente, "Aristides de Sousa Mendes", por Mestre Artur Correia e texto de António Gomes de Almeida, na série "Super-Heróis da História de Portugal" (sob Ed. Bertrand, em 2004/6, reeditada posteriormente pelo Correio da Manhã, em 2016).


"Aristides de Sousa Mendes", in "Super-heróis da História de Portugal 2",
por António Gomes de Almeida (texto) e Artur Correia (desenhos) - Ed. Bertrand (2006)

Pela Didáctica Editora (2011), há uma simpática biografia por Manuel Margarido e ilustrações por Maria João Clemente e pela Pato Lógico/Imprensa Nacional Casa da Moeda (2015) uma outra biografia escrita por José Jorge Letria e ilustrada por Alex Gozblau.
Capas de "Aristides de Sousa Mendes", in Colecção "Chamo-me..." -  Ed. Didáctica Editora (2011) e de "Um homem de coragem", in Colecção "Vidas Portuguesas" - Ed. Pato Lógico/Imprensa Nacional Casa da Moeda (2015)

O Panteão Nacional é o justo lugar onde Aristides de Sousa Mendes deve estar, sempre, a repousar...
LB

Nota: Agradecimentos a José Ruy pela cedência de imagens para este post.

3 comentários:

  1. Acrescento mais uma edição "Aristides Sousa Mendes: Um Justo Contra A Corrente" de Miriam Assor.
    Com tantas reedições que vai acontecendo no mundo da BD (algumas comemorativas e outras para novos leitores), esta também merece o seu espaço, tanto pelo tema como pela obra do Mestre...e então com páginas inéditas, ainda melhor!
    Aguardo por ela e sou o primeiro da fila!
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, permita-me uma sugestão. "Aristides, o semeador de estrelas", livro para os mais novos, ilustrado pelo neto, Dr. António de Moncada Sousa Mendes. Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, permita-me uma sugestão. "Aristides, o semeador de estrelas", livro para os mais novos, ilustrado pelo neto, Dr. António de Moncada Sousa Mendes. Obrigada

    ResponderEliminar