domingo, 22 de novembro de 2020

NOVIDADES EDITORIAIS (208)

A ORIGEM DAS ESPÉCIES - Edição Gradiva. Autores: argumento de Christian Clot, traço de Fabio Bono, cores de Dimitri Fogolin e tradução de Maria de Fátima Carmo. É o tomo final do díptico "Darwin", versando a vida e obra do inglês Charles Darwin. 
Sempre ansioso e irrequieto, este cientista quis descobrir "a vida na Terra"... 
Nasceu a 12 de Fevereiro de 1809 e faleceu a 19 de Abril de 1882.
Sem negar Deus (da teoria da Criatividade, segundo as doutrinas apáticas judaico-cristãs e até islâmicas), definiu-se como agnóstico.
Embarcou como investigador no navio "Beagles". Seria por pouco tempo, mas a viagem durou cinco anos, com algumas querelas com o comandante Robert FitzRoy, que era um fundamentalista bíblico.
Com várias obras publicadas, a sua obra-prima é, precisamente, "A Origem das Espécies". Um livro que sacudiu uma infinidade de gente que andou sempre entorpecida com vagas e fantasiosas teorias religiosas.
Criativiade ou Evolucionismo?!... Que diria hoje este cientista se assistisse na TV a certos programas como "Cosmos" ou "A Vida na Terra"? Claro que tudo isto tem muito que se lhe diga... pois os adeptos da Criatividade "divina", esses todos, continuam como fósseis vivos. Que aberração!


MARILYN MONROE - Edição Dupuis. Autores: argumento de Bernard Swysen, traço de Christian Paty, cores de Christian Lerolle e prefácio de Mylène Demongeot. É um tomo da colecção "Les Étoiles de l'Histoire", depois de "Charlie Chaplin" e de "Brigitte Bardot".
No que toca a actrizes símbolos sexuais, a América do Norte, a França e a Itália, foram pródigas. Referente aos Estados Unidos ("Unidos"... onde?!...), há notáveis exemplos (Mae West, Jane Russell, etc.), mas como cereja no topo do bolo está, incontestavelmente, essa maravilha de Hollywood que se chama Marilyn Monroe.
Não foi só a sua beleza e o seu escultural e invejável corpo que a marcaram. Também foi uma firme actriz e para isso é bem conveniente conhecer-se a sua filmografia.
No entanto, Marilyn não teve uma vida feliz, longe disso. Nasceu a 1 de Junho de 1926, em Los Angeles, e foi encontrada morta, também em Los Angeles, a 5 de Agosto de 1962... Como e porquê: suicídio? abuso de barbitúricos? ou assassínio canalha por razões políticas?!... Tantas versões narram a sua prematura e inesperada morte...
Casou três vezes, matrimónios que acabaram em amigáveis divórcios: James Dougherty, Joe DiMaggio e Arthur Miller.
Entretanto, foi usufruindo das suas opções sexuais em "casos" de ocasião e de amizade, como com Frank Sinatra, Yves Montand e, talvez também, com Marlon Brando. Mas os mais "misteriosos" são apontados pelo seu envolvimento apaixonado com os irmãos John F. Kennedy e Robert F. Kennedy. Terá sido este (sem confirmação segura) que, em cumplicidade com o seu cunhado, o actor Peter Lawford (que Marilyn denuncia como um homossexual "raivoso") quem executou ou fez executar o seu provável e infame assassínio. Foi ou não foi?
A filmografia de Marilyn Monroe é grande e deslumbrante. Recorde-se alguns desses clássicos triunfos: "Niagara", "Os Homens Preferem as Loiras", "O Pecado Mora ao Lado", "Paragem de Autocarro", "Vamo-nos Amar", "O Príncipe e a Corista", "Quanto Mais Quente Melhor" e por aí adiante.
A Banda Desenhada jamais a esqueceu e, como tal, fizemos referência a 8 de Janeiro de 2018 na rubrica do BDBD, "De Actores a Heróis de Papel" (Ora toca lá a recordar!...). 
Os talentosos desenhistas italianos Gianni De Lucca e Sergio Toppi ou o polaco Kas, entre mutos outros, bem a registaram na 9.ª Arte. E agora, para entusiasmo dos bedéfilos, temos a versão com a arte e o humor do francês Christian Paty. 
Muito bem!


CHURCHILL / 1 - Editora Gradiva. Autores: texto de Vincent Delmas, guião de Christophe Regnault, traço de Alessio Cammardella, cor de Alessia Nocera e tradução de Maria de Fátima Carmo. E ainda, um post-facium por François Kersandy.
Aqui se narram os primeiros tempos de Wiston Leonard Spencer-Churchill, filho de um nobre inglês e de uma dama da alta roda norte-americana, que nasceu a 30 de Novembro de 1874, falecendo a 24 de Janeiro de 1965. 
Nunca foi, propriamente, muito apegado aos pais, mas admirava-os e estimava-os. Seu familiar mais próximo, quiçá cúmplice, era seu irmão Jack. Ambos amavam quem melhor os educou, a senhora Elizabeth Everest.
Ligado ao Partido Consevador, dado que seu pai era por aí deputado, procurou seguir o seu exemplo e ir mais longe: chegar a primeiro-ministro de Inglaterra. E foi isso por duas vezes, sempre enfrentando uma corajosa "odisseia" em guerras, atrevimentos, intrigas políticas... 
Por uns breves tempos, abandonou o "seu" Partido Conservador e passou-se para o Liberal (da oposição), mas depois regressou ao que já pertencera.
Político, escritor, nulidade em aprender Latim, óptimo em cavalgar e na esgrima, pintor de alta classe, historiador, registou-se para sempre como um dos grandes vultos da História do século XX, sendo no entanto, tão amado como odiado.
E nesta controvérsia de opiniões, há que se lhe "tirar o chapéu". Humanista, não lhe faltaram decisões desagradáveis: não aboliu a pena de morte e permitiu certos actos abomináveis, como a execução de anarquistas letões (encerrados num casebre que foi incendiado) ou as torturas diversas e assassínios aplicados aos independentistas do Quénia... Ninguém é perfeito!
Na África do Sul, esteve prisioneiro dos bóeres, de cuja prisão se conseguiu evadir e refugiar-se em Moçambique (então território português). Esta narrativa foi ignorante, ou terá algo contra o nosso País, pois não regista o território luso que o apoiou e o protegeu!... Menosprezo a Portugal?...


SOBRE AS NOSSAS RUÍNAS - Edição Asa. Autor: Philippe Jarbinet. Este é o oitavo tomo da série "Airbone 44", conclusão do díptico iniciado no volume anterior.
A Segunda Grande Guerra está no seu estertor, com imensas tragédias e provocando infindáveis amarguras (como qualquer guerra).
Os jovens heróis do tomo precedente, salvam-se, menos a brava "Solveig", que é ferida mortalmente....
Os anos passaram e, em 1991, dois deles mais o destemido "Henzel", agora com noventa e nove anos, escavam um certo lugar na Alemanha de Leste...
E é então que um estranho e terno final acontece.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário