quarta-feira, 15 de abril de 2020

BREVES (81)


XVI FESTIVAL DE BEJA CANCELADO


Já era mais ou menos esperado por todos mas só agora chegou o anúncio oficial: a 16.ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja foi cancelada.
Como diz o seu director, Paulo Monteiro, "É uma notícia triste, só isso. Nada de muito grave. Mas o momento impõe-se porque o que verdadeiramente interessa é estarmos todos bem".
Por razões conhecidas por todos (Covid-19), este ano não é possível "fazer a festa".
Far-se-á, por certo, em 2021, e com mais alegria ainda, se possível. Fica combinado!





DOCUMENTÁRIO SOBRE JOSÉ RUY DISPONÍVEL NO YOUTUBE
Já está disponível no canal youtube o documentário "José Ruy: uma forma de respirar". Realizado por Manuel Monteiro, tem recolhe de imagens de Fabio Moraes e Paulo Monteiro (este último, também o autor do guião).
Rodado em cerca de um ano, o filme retrata o percurso artístico de José Ruy contado na primeira pessoa.
Este documentário foi exibido pela primeira vez em Fevereiro último, aquando da inauguração da exposição "José Ruy e os Quadradinhos", na Bedeteca de Beja.
Actualmente esta exposição encontra-se encerrada, pelas razões por todos nós conhecidas, reabrindo logo que possível. Enquanto isso não acontece, assistir a este documentário é uma sugestão que vos deixamos.


IRREDUTÍVEIS! #1, #2 E #3
  
Está disponível on line a revista "Irredutíveis!", edição da Leya/Asa.
Para ajudar as famílias a manterem as crianças ativas durante este período de confinamento, a Hachette, à qual pertencem as Editions Albert René, editora oficial da colecção Astérix, está a disponibilizar em todas as suas plataformas web uma revista gratuita do Astérix, com jogos, atividades e BD’s.
A periodicidade será semanal e os primeiros números já estão disponíveis.
Esta edição presta ainda tributo ao co-criador de Astérix, Albert Uderzo, que faleceu no passado dia 24 de março - uma circunstância que a equipe editorial resume nesta frase icónica: "O céu caiu-nos em cima da cabeça!"
A LeYa e a ASA aderiram a esta iniciativa assegurando a preparação e divulgação da versão portuguesa, também nas suas próprias redes sociais, no Clube de LeYtura e ainda na LeYaOnline através de um ebook que pode ser descarregado gratuitamente aqui.



FALECEU JUAN GIMENEZ
Um dos nomes grandes da BD mundial, Juan Gimenez, faleceu aos 76 anos, vítima de Covid-19, a terrível pandemia que continua a assolar o nosso planeta.
Nascido em Mendoza, na Argentina, Juan Gimenez tinha como obra de culto "A Casta dos Metabarões", de parceria com o argumentista Alejandro Jodorowsky.
Entre outros trabalhos de Gimenez contam-se a série "Ás de Espadas", "Basura", "A Cidade e a Estrela Negra" e "O Quarto Poder".
Nos anos 70 mudara-se para Espanha onde estudou na Academia de Belas Artes de Barcelona. Após regressar da Europa, esteve internado no Hospital de Mendoza, durante alguns dias, falecendo no passado 2 de Abril.



ANIVERSÁRIOS EM MAIO



Dia 04 - Tito (espanhol)
Dia 09 - José Ruy e Rui Lacas
Dia 15 - Dani Almeida
Dia 22 - Veronik Frossard (suíça)
Dia 26 - Luís Diferr
Dia 28 - Johann Sfar (francês) e Bartolomé Segui (espanhol)
Dia 31 - Miguel Rebelo

CR/LB

2 comentários:

  1. Vi o documentário. Tudo o que disse o grande José Ruy não me surpreende, porque os seus trabalhos reflectem essa grandeza de alma e de artista. É um génio do desenho. A sua grandeza como artista é acompanhada por outra, que é a simplicidade, a que se junta a afabilidade, a bonomia, a autenticidade e a abertura de espírito.
    Tenho de dar os parabéns aos dois Monteiros, autores do trabalho em vídeo e, mais uma (e as que mais forem precisas) para enfatizar e agradecer o trabalho do Mestre JOSÉ RUY.
    Registar e homenagear condignamente este Autor, é uma dívida que o Estado tem para com todos nós e espero que o faço quanto antes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Santos Costa:
      Perfeitamente de acordo com tudo o que refere no seu comentário.
      Mestre José Ruy merece todas as homenagens que se lhe possam prestar, sem dúvida nenhuma.
      Um grande abraço e cuide-se bem. :)
      Carlos Rico

      Eliminar