segunda-feira, 27 de abril de 2020

SÉRIES DE TIRAS BD (13) - MARSHALL APPLE

Quando, em 1997, o cartunista brasileiro Mario Latino começou a escrever e desenhar a série de tiras "Roberval" estava longe de imaginar que isso daria origem a Marshall Apple. "Roberval" era o nome de um personagem (cartunista, também, como o seu autor) que trabalhava a partir de casa, enquanto tratava do filho e a esposa era funcionária pública.
Um dia, o editor de marketing do jornal do interior onde "Roberval" era publicado sugeriu a Mario Latino que inventasse uma outra tira.
Latino, numa jogada que, à época, agradou aos seus leitores, resolveu aproveitar os personagens de "Roberval" adaptando-os e desdobrando-os em várias outras séries com roupas de super-herói, agente secreto e de Marshall. Nascia assim "Bobby, the Kid". A designação actual surgiu apenas depois de um amigo de Latino lhe ter sugerido mudar para Marshall Apple, uma paródia a Wyat Earp, lendário pistoleiro de Tombstone e OK Corral.
A série foi publicada esporadicamente no jornal "Graphic".
Actualmente Mario Latino tem mais de setecentas tiras desenhadas e aguarda que alguma editora se interesse pela série para publicar um álbum. Enquanto isso, vai mostrando as tiras na sua página de facebook.
Marshall Apple destaca-se pelo traço (limpo e elegante, sem meios tons, preto no branco) e pelo tema (western, pouco comum para uma série BD humorística, embora haja outros exemplos, sendo o mais conhecido Lucky Luke).

O Marshall está casado com Agnes. Têm três gémeos, Stan, Oliver e Lucy (homenagem a Stan Laurel, Oliver Hardy e Lucile Ball, os três comediantes) e, de vez em quando, recebem a visita da sogra... que Apple abomina. Vivem todos num povoado chamado "Buraco Fundo"...
Os ajudantes Duck Holday e Curly Brown, o "barman" Tony, o merceeiro Ebenezer, o médico Lipton, o candidato a Prefeito (Presidente da Câmara) Barton Clinton, o juiz Leroy Harper ou Jane Calamidade, para além de inúmeros bandidos, mexicanos e índios, completam o naipe de personagens desta série impagável que bem merece o nosso destaque.
CR

Sem comentários:

Enviar um comentário