sexta-feira, 2 de maio de 2014

NOVIDADES EDITORIAIS (53)

MIDNIGHT NATION - Edição Delcourt. Embora originalmente norte-americana, foi pela edição francesa que lemos esta obra extraordinária e inquietante. E muito bela também! O argumento, quase "aterrador" ante o que indica ou pergunta à Humanidade, é de Joe Michael Straczynski e o maravilhoso grafismo é de Gary Frank e a sua equipa de coloristas.
O herói David Grey - se é que este personagem pode ser adjectivado de herói - morre baleado em Los Angeles, quando cumpria o seu dever de inspector da polícia. Ao acordar, está num estranho plano de existência, entre a vida e a morte... Tem de viajar a pé até Nova Iorque para recuperar a sua alma. E tudo isso se torna numa odisseia sufocante. Tem como guia uma perigosa e enigmática mulher, a bela Laurel. E há encontros bizarros, como os vorazes andarilhos, uma espécie de diabólicos zombies e o famoso Lázaro que busca a morte, pois não sabe porque foi ressuscitado e depois nunca mais falaram dele... E há ainda o poderoso "chefe" dos andarilhos (Lúcifer, ou seja, o anjo caído Samael?), que explica a Grey certos aspectos "aterradores" sobre tudo o que existe (e como tudo surgiu e porquê), até o conceito da esperança, que não passa de uma mentira vazia e conveniente...
Uma obra fantástica para ser lida e discutida. E, sobretudo, para ser urgentemente traduzida e editada em português.


NI DIEU NI MAÎTRE - Edição Casterman. Argumento de Loïc Locatelli Kournwsky e grafismo de Maximilien Le Roy.
Uma obra de peso relatando a vida de Auguste Blanqui, um revolucionário e político do século XIX, que passou a maior parte da sua vida pelas prisões francesas, sem jamais abdicar dos seus ideais de socialista radical.
Sem dúvida, uma obra de qualidade.


GÉNIE DE L'INSOMNIE - Edição Lombard. Argumento de Bob de Groot e arte gráfica de Turk.
É o 45.º álbum desta série tão popular quão hilariante.
O sábio e inventor Léonard (uma bizarra caricatura a Leonardo da Vinci?) continua "sadicamente" a dar cabo dos nervos do seu humilde e ingénuo discípulo Basile.
São loucuras atrás de loucuras, onde aparecem os notáveis secundários desta série: a cozinheira Mathurine, o irónico gato Raoul, a ratinha Bernardette e a incrível caveira Yorik.
Um convite à risota em série. Um álbum muito aconselhável para nos aliviar do peso das nossas angústias quotidianas.


CELUI QUI N'EXISTAIT PLUS - Edição Vents d'Ouest. Argumento de Rodolphe e arte gráfica de Georges Van Linthout.
Será possível, por auto desafio, abdicarmos de tudo, mas mesmo de tudo, e recomeçarmos a viver? Por quanto tempo? E que consequências, quiçá trágicas, nos pode trazer tal aposta?
Norman Jones é um cidadão norte-americano com 40 anos de idade, que está muito bem na vida: tem um alto cargo numa empresa em Nova Iorque, ganha bem, tem esposa, dois filhos e uma amante. Mas um estranho tédio há muito que lhe corrói toda a sua vivência. Tudo lhe é cinzento e rotineiro e lhe dá a sensação de ser um inútil, que não saboreia a vida na sua autenticidade.
A 11 de Setembro de 2011, quando da hecatombe terrorista às Torres Gémeas (onde ele tinha o seu local de trabalho), por acaso, estava com a sua amante e não fora trabalhar. Não foi tarde nem cedo: aproveitando essa tragédia, de imediato abandona tudo (mas mesmo tudo!), programando-se como uma das vítimas do atentado ao World Trade Center. Só a sua amante fica a par desta sua decisão.
Uma obra muito bela e muito emotiva, onde o sonho e o dramatismo temperam fortemente a vontade de cada um de querer sentir a Vida!... Mais uma obra de leitura obrigatória!


L'OCÉAN - Edição Lombard. Argumento de Jean Dufaux, traço de Olivier Grenson e cores de Benoît Bekaert.
Depois de uma vaga pausa, eis o 12.º álbum, "L'Océan", da série "Niklos Koda".
Este herói, ex-diplomata e espião francês, está desaparecido... Que é feito dele?!...
Esta série, a pouco e pouco, foi descambando para os ambientes da magia, em especial, para a vertente sinistra da "magia negra".
Koda está por aqui muito envolvido. Por sua vez, a sua filha adolescente, Sélénie, que tem capacidades plenas para actuar nestes campos, mesmo que involuntariamente às vezes, anda numa incansável busca para reencontrar o seu progenitor...
Aqui temos pois, espionagem, política, interesses obscuros e magia, como ingredientes fortes neste novo capítulo da série.

2 comentários:

  1. Esta história do Povo da Meia-Noite já foi editado em Português. A edição é da brasileira Mythos em 2012. Capa dura, colorida, tem como extras uma história curta (parceria com Wizard Press) e as capas das edições originais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Amigo
      Muito grato pela sua informação, pela edição brasileira desta obra.
      Saudações bedéfilas
      Luiz Beira

      Eliminar