domingo, 25 de maio de 2014

HERÓIS INESQUECÍVEIS (27) - JERRY SPRING

Herói-BD na linha "western" (ele há tantos !...), Jerry Spring tem um magnífico e especial carimbo: é um... Jijé! Jijé (1914-1980), que foi um incontestável mestre de tantos desenhistas que, por sua vez, também acabaram por merecer o epíteto de "mestre".
Jerry Spring apareceu pela primeira vez a 4 de Março de 1954, no n.º 829 da revista belga "Spirou", dando origem a uma série que logo conquistou uma multidão de público. 
E por essas cavalgadas excitantes pelas pradarias, lá andava o elegante e valentão Jerry Spring, quase sempre acompanhado pelo mexicano gorduchão e temerário Pancho, onde não falta também, muita poeirada e o fedorento suor de gentes, cavalos e bisontes...
A série comporta vinte e dois álbuns, com os primeiros 21 desenhados pelo seu criador e o 22.º, já desenhado por Franz. 
Surgiram ainda, na versão integral, mais cinco álbuns, com o magnífico traço de Jijé a preto e branco.
Capas dos cinco volumes da colecção "L'intégrale" dedicada a Jerry Spring

Em Portugal, as Edições 70 editaram quatro álbuns (apenas!...). Em revistas afins, algumas narrativas de Spring  foram publicadas no "Cavaleiro Andante" e no "Mundo de Aventuras".
Prancha de "O Segredo da Mina Abandonada" (in "Cavaleiro Andante", n.ºs 210 a 252)

Acrescentemos no entanto: o heróico Jerry Spring, não é apenas esse tremendo herói-BD no plano realista, pois prestou-se também a versões cómicas (argumento e traço), numa deliciosa cumplicidade Jerry Spring-Jijé, cujos episódios estão reeditados, pelas Éditions Dupuis, em "Jerry Spring, l'Intégrale Noir et Blanc / 5"; "Que Barbaridad!" (em seis pranchas, estreadas no suplemento "Le Trombone Ilustré", da revista "Spirou") e, em 1979, no número "Tintin Spécial Western", em três pranchas, "Le Baron Von Rischönstein Chez les Empa-pahutés", marcando esta breve e divertida história, a derradeira aparição de Jerry Spring sob o traço de mestre Jijé.
"Que barbaridad!" (in "Le Trombone Ilustré")

Por agora, ficamo-nos por aqui, pois em breve e se tudo correr bem (apesar da crise), Jerry Spring e os seus "irmãos" (Blodin e Cirage, Jean Valhardi, Tanguy et Laverdure, Barbe Rouge, etc.), aqui tornará, quando pudermos garantir o que, em justa e emotiva homenagem, se festejar: o primeiro centenário do nascimento do grande Jijé!...
LB




Prancha de "L'Or de Personne", por Jijé
Prancha de "Colére Apache", por Franz


Sem comentários:

Enviar um comentário