quinta-feira, 7 de julho de 2022

CAPAS (30) - LEO

Brasileiro por nascimento, Leo (aliás, Luis Eduardo Oliveira), nasceu no Rio de Janeiro, a 13 de Dezembro de 1944.
Por razões políticas, fugiu para o Chile e depois para a Argentina. Porém, em 1981, veio para a Europa, radicando-se em Paris.
É casado com Isabel, natural da lha da Madeira. Aqui passam vários períodos de férias.
Leo recebeu o Troféu Sobredão na edição de 2000 da "Sobreda-BD".
Em 2014, o BDBD publicou uma entrevista com Leo que pode reler aqui.
Em França, publicou curtas histórias realistas para algumas revistas, até que surgiu o seu primeiro álbum, "Gandhi, o Peregrino da Paz", com argumento de Benoît Marchon. Pouco depois, por convite do argumentista Rodolphe, elaborou a série western, com oito tomos, "Trent". Porém, a paixão de Leo é a ficção-científica, donde uma obra já bem vasta.
Ocasionalmente, Leo, também funciona como argumentista para outros desenhistas.
Aqui apresentamos algumas das suas belas capas de obras em que é o autor da arte. Imparável, continua agora com "Europa", "Scotland " e "Neptuno".
Infelizmente, continua estranhamente ignorado pelas editoras portuguesas, embora conste que foi publicado um álbum da série "Betelgeuse" pela extinta Booktree...

LB


2 comentários:

  1. Tanto quanto saiba, em português só tem o primeiro número da série Aldebaran (A Catástrofe) publicado pela Booktree em 2002. Como argumentista, também tem publicado o primeiro número da série Dexter London (Aventureiro Profissional), pela mesma editora e no mesmo ano. Da série Betelgeuse, não tem nada em português de Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Amigo
      Muito obrigado por estes esclarecimentos.
      Um sincero abraço do
      Luiz Beira

      Eliminar