domingo, 31 de julho de 2022

BREVES (108)

JOSÉ RUY EXPÕE ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS EM VISEU
No próximo dia 4 de Agosto (quinta-feira), às 22:00 horas, inaugura em Viseu, no Pavilhão Multiusos da Feira de São Mateus, a exposição "José Ruy: Literatura e Banda Desenhada". 
Trata-se de uma produção conjunta entre o Gicav - Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu, a Viseu Marca e a Câmara Municipal de Moura.
A exposição é composta por dezasseis painéis, com pranchas de algumas das muitas obras literárias que José Ruy adaptou à BD como "Ubirajara", "Os Lusíadas", "A Peregrinação", "Auto da Barca do Inferno" ou "O Bobo", entre outras.
Uma mostra definitivamente a não perder, que estará patente ao público até 21 de Setembro.


O 33.º AMADORA BD JÁ MEXE!
A três meses da abertura oficial, o Amadora BD já tem imagem gráfica(!), uma nota que nos apraz registar pois foi, durante anos, uma lacuna apontada à organização deste evento.
De 20 a 30 de outubro, o maior Festival Internacional de Banda Desenhada em Portugal volta à cidade da Amadora, com o núcleo central com uma área alargada, com uma zona de GAMING e uma nova área de street food.
A relação Portugal-França é o tema da edição 2022 do Amadora BD, e é também a inspiração para a cenografia do evento que este ano e a convite da direção do Amadora BD, conta com uma ilustração original de Juan Cavia, vencedor (a par com Filipe Melo) do prémio de Melhor Obra de BD de Autor Português nos PBDA em 2021.
Voltaremos a este assunto.


ACHADO ENFIM, O TAL MEXICANO!
Diz o povo que "não há mal que não acabe, nem bem que sempre dure". Talvez...
A 18 de Junho de 2013, o BDBD iniciou a rubrica "BD e História de Portugal", começando com "O Assalto ao Santa Maria", a heróica "loucura" do destemido capitão Henrique Galvão e seus companheiros portugueses e espanhóis, em 1961. 
O mundo inteiro parou ante este tão impensável gesto... Em pleno Oceano Atlântico, o paquete português "Santa Maria" (que até foi crismado de "Santa Liberdade") navegava sem grandes decisões: a ida para Angola foi posta de parte, a aposta na Argentina era ambígua, o Brasil (então aliado de Salazar) recusou dar apoio e a Venezuela foi, então, o melhor ponto de acolhimento...
Deste espantoso facto da nossa História surgiram, pelo menos, duas versões em Banda Desenhada: uma, curta em quatro pranchas, pela parceria francófona de Lux (aliás, Nicolas Lux) e Fédor (aliás, Fernand Vandenwouwer), "O Fantástico Cruzeiro do Santa Maria", que até deu origem a uma longa-metragem portuguesa e a devida edição-BD na revista "Mundo de Aventuras". Ça va!...
Mas o México, sempre entusiasmado com a Banda Desenhada, editou então "El Buque Rebelde"... Porém, ninguém achava o nome do respectivo desenhista: nem nós no BDBD, nem o saudoso Jorge Magalhães, nem o digno pessoal atento do Clube Português de Banda Desenhada... Nada! Nem mesmo o belo exemplar do seu "Boletim" #153, a este tema dedicado, nos esclarece...
Quem foi afinal o desenhista mexicano que elaborou "El Buque Rebelde"?
Teimámos em singrar por este mistério e lá descobrimos, para bom alívio, que é (ou era) o famoso (pelo menos no seu país) Alfonso Tirado (1910-1991), um dos maiores valores da BD mexicana, que aqui teve também a habitual parceria com Maria Isabel Camberos e Eduardo Martinez. Aleluia, pois!
Falta, porém, conhecermos no nosso idioma este atrevido e espectacular episódio da nossa História não muito distante. A ver vamos...
Obrigado, Alfonso Tirado!



ANIVERSÁRIOS EM AGOSTO
Dia 01 - Andrei Ariniuchkine (bielorrusso)
Dia 03 - Miguel Montenegro
Dia 06 - Manuel Caldas
Dia 08 - Derib (suíço), Lu Ming (mongol) e 
Ralf König (alemão)
Dia 10 - João Neves e Chistophe Blain (francês)
Dia 13 - Enrico Marini (italiano)
Dia 15 - Tozé Simões e Pedro Massano
Dia 17 - Álvaro
Dia 18 - Xabel Areces (espanhol)
Dia 27 - Nuno Saraiva
Dia 28 - Joann Sfar (francês)
LB/CR

1 comentário:

  1. Meu caro amigo Luiz Beira, a sua pesquisa deu um bom resultado. Parabéns. Quanto à questão que põe de faltar publicar este episódio histórico em Portugal, pode encontra-lo no meu livro editado pela Âncora «Humberto Delgado, o General sem Medo».
    Abraço e boa saúde
    José Ruy

    ResponderEliminar