quinta-feira, 12 de agosto de 2021

​CAPAS (24) - ENRICO MARINI

Enrico Marini
​Fabuloso! É simplesmente fabuloso na sua arte que cativa qualquer um. Felizmente, tem alguma obra sua editada em português.
Muito gentil, aceitou conceder uma breve entrevista para o BDBD, a 11 de Julho de 2012, tendo sido a primeira entrevista publicada neste blogue.
Enrico Marini nasceu a 13 de Agosto de 1969, em Liestal (Suíça), mas mantém a nacionalidade italiana, que é a de seus pais. Estudou na Escola de Belas Artes de Basileia. O seu traço tem alguma influência da dos seus colegas preferidos: Hermann, Bernet, Giraud, Alex Toth e Otomo. 
O seu belo e firme grafismo cedo foi reparado por quem de direito e, quase num instante,
foi "seduzido" para criar-BD e ser editado. 
E nasceu uma admirável carreira!
Estreou-se com a série "Les Dossiers de Olivier Varèse" (4 tomos) em 1990. O primeiro, com argumento de Marelle, seguido de dois com argumento de Thierry Smolderen e o último (1993) com texto de Georges Pop.
Mas ainda em 1993, encetou a série "Gipsy" (6 tomos), todos com argumento de Smolderen. 
Em 1996, com argumentos de Stephen Desberg, criou "L'Étoile du Desert", um "western" em quatro tomos.
Em 1998, com argumento de Exem, fez o álbum único "Les Héritiers du Serpent". É neste mesmo ano que, com argumentos de Jean Dufaux, aparece a série "Rapaces" (4 tomos).
Imparável, de novo com argumentos de Desbeg, nasce em 2000 a série "Le Scorpion" (13 tomos) e em 2017 "Les Aigles de Rome" (5 álbuns), onde Marini é autor total.
Desafiado pela norte-americana DC Comics e pela francesa Dargaud, experimentou reinventar "Batman" para dois tomos (2017/2018)...
Aqui registamos algumas capas da sua encantadora obra, ficando à espera de "novidades" da sua autoria.
Bravo e bravo, Enrico Marini!

LB

1 comentário: