segunda-feira, 7 de junho de 2021

NOVIDADES EDITORIAIS (218)

BRISA DE MAR - ​Edição: Ala dos Livros. Autor: Hugo Pratt, e um belo e elucidativo prefácio por Jean-Claude Guilbert, que por insistência de Pratt, sempre serviu de modelo para o oficial polaco que é um dos principais da série.
Trata-se do terceiro tomo da empolgante obra "Os Escorpiões do Deserto", série que para nós, ultrapassa a das aventuras do tão popular "Corto Maltese".
Nesta sedutora série tudo é ferozmente escaldante: a zona onde decorre a narrativa, por exemplo, é no quase árido cantinho africano que é hoje a República do Djibuti, com a capital na cidade do mesmo nome. Mas nesse tempo (o da 2.ª Grande Guerra Mundial), também por estas zonas africanas, andavam todos ao "sopapo", olá se andavam: os nativos locais, os italianos, os alemães, os franceses das tendências de Pétain e de De Gaulle, os ingleses, os árabes e... e por aí adiante! Era um ver se te avias e um salve-se quem puder!
Por sua vez, "Brisa de Mar", era o nome de um popular bordel local...
Hugo Pratt passou por aqui, enquanto jovem. Daí o seu impecável registo com fantasia e com realismo nesta admirável série.
Obrigatório ler!


VAZIO - ​Edição Escorpião Azul. Autor: Carlos Páscoa.
O autor é mais um que nos surge da "forja-BD" de Beja. É bem valoroso e chamativo. Todavia, também nos confunde pelo inquietante vazio que nos apresenta. O vazio que nos indica, é árido e sufocante, não sendo uma situação de passagem... É, se bem pensarmos, uma realidade assustadora, quiçá constante.
O que é a multidão tresloucada? O que é estarmos em luta intensa e confusa com a nossa mente?
Parece que, hoje em dia, é bem amargo estar-se vivo!...



OS COVIDIOTAS - ​Edição: Ala dos Livros. Autor: Luís Louro. E um Prefácio de grande e importante leitura, pela Dr.ª Celeste Lopes Gonçalves.
Um álbum muito especial com o aplaudível sarcasmo do Luís Louro, que não necessita apresentações, pois já é, em absoluto, um grande da nossa Banda Desenhada.
Não há hipótese de qualquer tipo de fuga, pois a angústia e a desgraça, sempre nos cativaram para as paródias necessárias... Friso: paródias necessárias!
O nosso tão maltratado planeta Terra, entrou numa aflitiva linha de sobrevivência por causa de uma bizarra e inquietante pandemia (versão Século XXI)... Raio de situação!
Mas ao fim e ao cabo, as pandemias sempre existiram e fizeram 
estragos monumentais sobre a espécie humana que lá foi sobrevivendo até agora, mesmo também ante algumas condenáveis programações executadas pelo próprios humanos: o holocausto nazi, as explosões atómicas em Hiroxima e Nagasáqui, os sucessivos genocídios por aqui ou por ali... Tanta e tanta estonteante porcaria!
Talentosamente e com a sua plena ironia, o Luís Louro, neste álbum delirante, leva-nos a rir contra a amargura do dia-a-dia.
Magnífico e salutar optimismo!!


MESAJUL - ​Edição da Association de Bedephiles de Roumanie, 2021. Autores: argumento de Sandu Alexandru e arte do grande desenhista veterano Puiu Manu.
"Mesajul" ("A Mensagem", em português) é um bonito mini-álbum com uma terna temática pedagógica e ecologista.
Até poderia ter uma válida edição em português... Quem sabe?
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário