quarta-feira, 16 de outubro de 2019

TALENTOS DA NOSSA EUROPA (40) - LUCIEN DE GIETER (Bélgica)

Lucien de Gieter
Nascido em Etterbeck (Bruxelas) a 4 de Setembro de 1932, Lucien De Gieter, é sobretudo famoso pela sua bela série "Papyrus".
Papyrus é um corajoso jovem (do Antigo Egípcio) que, salva a vida da princesinha Théti-Chére, resultando daí uma grande amizade (quiçá o amor no futuro…). Ambos vão viver espantosas aventuras que já abarcam mais de uma trintena de álbuns.
Mas, De Gieter, tem boa obra tanto anterior como posterior, à série "Papyrus". Por exemplo: "Les Déboires d'un Âne"...

"Pony"...
 

"Mission au Nouveau Monde"...

...e "Tôôt et Puit".

Em alguns títulos da sua vasta obra, De Gieter, foi apenas o argumentista, como foram os casos de "Rapataban" (com arte de Francis), "Ali-Bibi (com arte de Kiko) e "Les Barbus de Moslavie" (com arte de Eddy Ryssac).
Verdadeiramente dado à linha humorística, também participou em álbuns colectivos, como "Chansons Paillardes", da série atrevida e picante, "Chansons Cochonnnes " (Canções Porcas).

Lucien De Gieter chegou a colaborar fugazmente para as séries de Peyo, "Les Schtroumpfs" e "Poussy".
Este divertido criador belga, cursou no Institut Saint-Luc de Bruxelas.

Participou como decorador na Exposição Universal de Bruxelas (1958) e, por uns tempos, lançou-se na estética industrial. Desenhou algumas histórias curtas e, devido a um anúncio, em 1961, da revista "Spirou", procurando argumentistas, atreveu-se e venceu. Já no ano seguinte, estreia-se como desenhista, com a série "Pony". 
Em Janeiro de 1974, nasceu a sua série "Papyrus", que logo conquista o gosto e a apreciação total dos bedéfilos. Registou-se como a série-talismã da carreira de De Gieter.
 
 
E o triunfo popular foi tão imenso, que em 1998, passou à versão Cinema de Animação, numa série televisiva dirigida por Michel Gauthier.
LB
O primeiro episódio da série "Papyrus"

Sem comentários:

Enviar um comentário