segunda-feira, 14 de outubro de 2019

NOVIDADES EDITORIAIS (181)

TINTIN C'EST L'AVENTURE / 2 - É uma revista? É um álbum? É uma revista-álbum ou vice-versa? É tudo isso!
Publicação trimestral (este n.º 2 abrange os meses de Setembro, Outubro e Novembro-2019), tem como responsáveis de edição as Éditions Prisma, a GEO e as Éditions Moulinsart. É uma publicação especial e muito preciosa, onde todo o seu variado e didáctico conteúdo tem sempre a sombra (ou a luz) condutora de Tintin e de Hergé. Uma publicação que merece ser coleccionada e ser lida atentamente, página a página.
O tema central deste exemplar incide sobre as ilhas, onde se lembram as aventuras de Tintin: "A Estrela Misteriosa", "A Ilha Negra", "O Tesoiro de Rackham o Vermelho" e "Vôo 714 para Sidney". Na aventura que Hergé não completou, "Tintin et l'Alpha Art", estava prevista a ilha italiana de Ischia, mas… Mas muitas outras ilhas, autênticas, são aqui focadas para o seu devido saber com os seus curiosos aspectos.
Em temas paralelos, uma investida a alguns desertos do mundo e ao Migou, ou seja, o tal "Yéti" ou o abominável homem das neves em "Tintin no Tibete".
Mais aqui constam entrevistas de importância com o filósofo-escritor Michel Serres (1930-2019) que foi amigo pessoal de Hergé, Olivier Grenson, Véronique Durruty, Tonino Benacquista e Emmanuel Lepage.
O destacável com uma breve história inédita e exclusiva para este exemplar, "Les Secrets de 'Apocalypse", é da autoria do belga Olivier Grenson.
Infindáveis aplausos para esta publicação!...




SENTINEL - ​Edição Asa. Autor: Luís Louro, aqui sem a parceria com o seu frequente argumentista, Tozé Simões.
Desde já, uma pertinente confissão: não é nada fácil falar-se de um autor-BD, sobretudo quando há largos anos se é seu sincero admirador...
Em "Sentinel", uma espécie de continuação de "Watchers", volta ao sistema que nos baralha e entontece as meninges, pois aposta em dois e mesmos álbuns!... Em "Watchers", só os finais são diferentes. Em "Sentinel", é o início que é diferente.
O leitor terá de ler (e comprar… Cadê os euros?) os dois tomos e depois, optar pelo favorito...
A arte de Luís Louro é incontestável e no tema destas duas obras consecutivas, existe um ambiente delirante numa estranha a absurda Lisboa que quase nos faz descarrilar a mioleira.
Uma maravilha, se bem que confusa!




20.000 LIEUES SOUS LES MERS - ​Edição Glénat. Segundo Jules Verne, tem guião do italiano Fabrizio Lo Bianco, traço de Francesco Lo Storto (também italiano) e capa do francês Chris Regnault. É um álbum da colecção "Les Grands Classiques de la Littérature en Bande Dessinée", sob coordenação de Roger Brunel.
"20.000 Léguas Submarinas", é uma das mais populares e famosas obras de Jules Verne, recheada de aventura, ciência e encanto.
Muitos a adaptaram à Banda Desenhada, donde também o nosso Fernando Bento, nos anos 1946/1947, para a saudosa revista "Diabrete", do n.º 357 ao n.º 415.
Também o Cinema e afins, não esqueceu esta obra, cujo filme mais perfeito (até agora) foi realizado em 1954 por Richard Fleischer, com os seguintes intérpretes principais: Kirk Douglas (Ned Land), James Mason (Capitão Nemo), Paul Lukas (Prof. Aronax) e Peter Lorre (Conseil).
Agora, é questão de se ler esta edição e aguardar com muita esperança que seja também publicada em português.
No final do álbum, um dossiê por Sylvie Girard-Lagorce, versando a vida e a obra de Jules Verne.

LB

Sem comentários:

Enviar um comentário