quinta-feira, 3 de outubro de 2019

TALENTOS DA NOSSA EUROPA (39) - ZEP (Suiça)

De nome próprio Philippe Chappuis, Zep é um encantador desenhista suíço, tão divertido quão, por vezes, irreverente, que nasceu em Genebra a 15 de Dezembro de 1967.
Pelos seus 14 anos de idade, com alguns amigos, forjou a publicação "Zep", publicação escolar que foi censurada e apagada pela entidade onde ele estudava… Não importa! Ele conservou tal nome e passou a usá-lo como seu pseudónimo.
Com 15 anos, ou seja, com mais um ano de idade, é publicada a sua primeira banda desenhada, "Victor n'en Rate pas Une" (da série "Victor", apenas com um álbum), no periódico "Le Courrier de Genève". Foi a sua auspiciosa estreia para uma bela e interminável carreira.


Aos 17 anos, ingressou na revista "Spirou", cuja colaboração durou oito anos. Criou então, em paralelo, "Léon Coquillard"...

...e "Kradok-Amanite Bunker".
 

Em 1993, criou o seu personagem e série de honra, "Titeuf", já com mais de uma vintena de álbuns, sob edição Glénat.
"Titeuf" dará origem, via Cinema de Animação, a uma série televisiva iniciada em 2001, e depois, em 2011, pela mesma vertente de Animação, a uma longa-metragem homónima com argumento e realização do próprio Zep.
 

Seguem-se outras obras diferentes: "Calin et Labelle"...
 
"Les Filles Électriques"...

...e, entre outras criações por esta altura, "L'Enfer des Concerts".

Imparável, em 2003, Zep ilustra a série "Les Mini-Justiciers"...

...e depois, "Captain Bíceps".


Em 2014, recebeu o Grande Prémio de Angoulême.
Em 2015, com traço de Vince, foi o argumentista do álbum único "Esmera"...

...e em 2018, criou "The End", também como álbum único.
 

Porém, já em 2009, na sua linha humorística, avançou com aspectos eróticos, para a série "Happy Books", já com cinco tomos, sob edição Delcourt, para leitores "advertidos". É outra alta glória deste admirável desenhista suíço.
LB
 

Sem comentários:

Enviar um comentário