segunda-feira, 28 de maio de 2018

HERÓIS INESQUECÍVEIS (56) - POM E TEDDY

O autor, o saudoso François Craenhals (1926-2004), tinha esta série, da qual era argumentista e desenhista, como uma das suas favoritas.
Teve a sua estreia a 4 de Março de 1953 na edição belga da revista “Tintin”.
A Banda Desenhada poucas vezes (que estranho!) tem abordado aventuras no mundo circense... Nesses poucos exemplos, salientamos: “Tommy, o Rapaz do Circo” pelo norte-americano John Lehti (1912-1991), “Titã” pelo português Vítor Péon (1923-1991) e a curta “Glock, o Rei do Circo” pelo francês Jean Graton (publicada na revista “Cavaleiro Andante” #188). É, porém, a série do belga Craenhals a mais famosa e popular, bem elaborada em todos os sentidos, que cedo galvanizou os leitores, com a sua acção realista, com algum humor a dar mais entusiasmo às aventuras, sempre plenas de humanismo.
François Craenhals (1926-2004)
Esta série teve várias reedições por diferentes editoras francófonas e, apanhando curtas e outras longas, conta com mais de uma dezena de álbuns. Apenas dois episódios, “Alerte à Hollywood” e “Plein Feu Sur Teddy”, tiveram, excepcionalmente, outro argumentista, o jornalista e romancista André Fernez.
Nenhum álbum foi até agora editado em Portugal (!!!...), mas por cá se publicaram algumas aventuras nas revistas “Cavaleiro Andante”, “Zorro”, “Tintin” (edição portuguesa), “Mundo de Aventuras” e “Selecções Tintin”.
"O Talismã Negro", in "Cavaleiro Andante" #250 (1955)
"O Segredo do Balibach", in "Cavaleiro Andante" # 348 (1956)
Prancha de "Alarme em Hollywood", in "Cavaleiro Andante" #490 (1959)

Pom e Teddy em "Zona Proibida", na revista "Zorro" #98 (22.08.1964)
Teddy (como Toni em Portugal), um jovem órfão, adoptou um encantador pequeno burro, Pom, seu fiel amigo e também corajoso e traquina. Ambos são aceites e protegidos no Circo Tockburger. E por aqui, vão conhecendo o mundo com peripécias exóticas e policiais.
A pouco e pouco, porém, Pom, vai-se tornando um tanto personagem secundário, pois é ultrapassado por outra artista do circo, a habilidosa Meggy (Mimi, em Portugal).
E com eles, Teddy, Pom Meggy, uma quarta figura de peso: o grande e musculado Tarass Boulba que, além de empenhado amigo, é uma espécie de “anjo da guarda” do trio, chegando a ser o principal personagem na aventura “Le Léopard des Neiges”.
Em nota final, sinalizamos que pelas edições BD Must existe uma edição, tipo ensaio, por Gilles Ratier, com o título “Un Cirque de Papier - François Craenhals / Pom et Teddy”.
Vamos ler ou reler as aventuras de “Pom e Teddy”? Por que não?
LB
Capa de "Le Cirque Tockburger", Ed. BD Must Vol. 1
Capa e prancha de "Le Talisman Noir", Ed. BD Must Vol. 3
Capa e prancha de "Zone Interdite", Ed. BD Must Vol. 5
Capa de "Le Léopard des Neiges", Ed. BD Must Vol. 7
Capa e prancha de "Ménent l'Enquête", Ed. BD Must Vol. 10

Teddy, Massi, Pom e Tarass Boulba

Sem comentários:

Enviar um comentário