quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

BREVES (122)

Arlindo Fagundes (1945-2025)
PITANGA FICOU ÓRFÃO...

Arlindo
Terra Fagundes, conceituado ceramista, ilustrador e banda desenhista, faleceu no passado dia 9 de Janeiro, deixando órfão o seu icónico personagem "Pitanga".
Arlindo Fagundes nasceu em Ovar, a 3 de Julho de 1945, tendo frequentado a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. 
Diplomou-se como realizador de Cinema, em França, para onde se exilou, de 1967 a 1974. Aí aderiu ao Partido Comunista Português, em 1968.
Regressado a Portugal, após a Revolução dos Cravos, iniciou-se na cerâmica em 1975 na oficina que instalou em Prado (Vila Verde), onde produziu os simpáticos e irónicos bonecos de barro que lhe deram notoriedade como artesão. Participou como formador ou coordenador em numerosas ações de formação profissional, nomeadamente em Barcelos, Guimarães e Vila Nova de Cerveira, sendo convidado pelo World Craft Council para dirigir a oficina de cerâmica tradicional a funcionar em Barcelos, integrada na Conferência Europeia do Artesanato de 1987. 
Nesse mesmo ano, recebeu o «1.º Prémio de Design Artesanal de Vila Nova de Cerveira».
Arlindo Fagundes, um nome de referência da banda desenhada e do cartoon nacional era, desde o primeiro volume, o ilustrador dos livros da conhecida coleção "Uma Aventura", publicada pela Editorial Caminho.
Leccionou na Escola Profissional de Braga e na Escola Calouste Gulbenkian.
Fez exposições de Pintura, individuais e colectivas, em Braga, Fafe, Lisboa e outras.
Foi homenageado pelo conjunto da sua obra no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (em 2003), onde recebeu o "Troféu Zé Pacóvio e Grilinho", e nas Jornadas da Sobreda/BD (em 2004), onde recebeu o "Troféu Sobredão".
Arlindo concedeu-nos uma breve entrevista em 2014 que pode reler aqui. Na altura estava na forja um terceiro álbum do Pitanga, entretanto publicado (com cores de José Pedro Costa), ao contrário dos anteriores, ambos a preto e branco, um estilo recorrente na obra do autor.
Arlindo Fagundes faleceu em Braga, onde residia e foi cremado.
Que descanse em paz.


MOURA, VISEU E CPBD RELEMBRAM CAMÕES...

Ilustração de José Baptista (Jobat)
Está confirmado! Este ano o tema da exposição a produzir por Moura, GICAV e CPBD terá como tema "Camões na Banda Desenhada", aproveitando as comemorações (prolongadas até 2025) do quinto centenário do seu nascimento.
Serão cerca de quatro dezenas de versões (talvez o tema da nossa História mais trabalhado por autores nacionais), nos mais diferentes estilos e técnicas.
Desde autores consagrados mas já desaparecidos como José Ruy, José Garcês, Artur Correia, Fernando Bento, Eugénio Silva ou Carlos Alberto Santos, passando por uma nova ordem de desenhadores como Jorge Miguel e Luís Afonso, sem esquecer algumas versões estrangeiras (produzidas na Bélgica, no Brasil e no México), esta é uma mostra diversificada e abrangente, nunca antes produzida e levada ao público. 
De referir que Moura editará uma brochura, com texto de João Manuel Mimoso, acerca de Camões na obra de Carlos Alberto Santos. A não perder pelos coleccionadores...
A exposição inaugura dia 25 de Maio, em Moura, inserida na Feira do Livro daquela cidade. Seguirá depois para Viseu onde estará patente na Feira de São Mateus, em Agosto. Posteriormente será exposta na sede do Clube Português de Banda Desenhada, na Amadora, em data a anunciar.
Voltaremos a este assunto logo que haja mais novidades...

Sem comentários:

Enviar um comentário