quinta-feira, 7 de julho de 2016

BREVES (29)

"ERICEIRA BD" INAUGURA SÁBADO!

No próximo sábado, 9 de Julho, inaugura o EriceiraBD - uma Associação sem fins lucrativos, que visa promover e divulgar a Banda Desenhada, a Ilustração e todas as áreas relacionadas.
Joana Simão "Mosi" - finalista da Faculdade de Belas Artes de Lisboa - é quem coordena este projecto, contando com o apoio de outros colegas, autores BD e ilustradores.
A associação - situada na Rua do Caldeira, Ericeira, Mafra - está aberta a todos os que quiserem participar de alguma forma nas diversas actividades que já tem programadas para o ano corrente (Concursos de BD, Workshops e Ateliês de Verão, Exposições, Tertúlias, etc).
A inauguração acontece pelas 19:30, com uma exposição de Joana Afonso, que também dará uma sessão de autógrafos.
Para mais informações: ericeirabd@gmail.com 
Podem também consultar a página de facebook da Associação.
  

CPBD INICIA CICLO DE PALESTRAS
O Clube Português de Banda Desenhada continua a trabalhar com afinco, depois de ter "renascido das cinzas".
Desta vez, prepara-se para iniciar um ciclo de palestras com personalidades ilustres da vida política e cultural portuguesa que apreciem banda desenhada.
O primeiro convidado é o Dr. Guilherme de Oliveira Martins, antigo Ministro da Educação, Ministro da Presidência e Ministro das Finanças, hoje em dia Presidente do Centro Nacional de Cultura e Administrador Executivo da Fundação Kalouste Gulbenkian. 
O evento tem início no próximo sábado (tal como o Ericeira BD, curiosamente), mas começa antes, às 16:00 horas e terminará por volta das 17:30.
Já sabem que a sede do CPBD fica situada na Amadora, na Avenida do Brasil, 52 A.


FALECEU O DESENHADOR ESPANHOL ÁNGEL NADAL
Prancha de "Pascual, criado leal"
Faleceu no passado dia 27 de Junho Ángel Nadal, um dos grandes autores da chamada Escola Bruguera.
Nascido em Barcelona, em 1930, iniciou a carreira, em 1944, como assistente de outros autores.
Publicou algumas histórias de aventuras na "Editorial Fantasio" mas depressa enveredou pelo género de humor.
Em 1948 entra para a icónica editora espanhola "Editorial Bruguera", onde trabalha ao lado de outros nomes sonantes como Ibañez, Raf ou Vasquez.
Em 1960 começou a trabalhar para Inglaterra e Alemanha, e desenvolveu histórias para a Disney, onde desenhou Mickey e Goofy.
Deu vida a inúmeras séries inesquecíveis, como "Casildo Calasparra", "Sandalio Pergamin", "Don Folio","Matildita y Anacleto" ou "Maripili y Gustavito", sendo "Pascual, criado leal", talvez, a mais famosa de todas.



UM TARZAN SUECO NO CINEMA
O ano de 2016 marca a estreia tão esperada de mais um filme sobre o popular Tarzan, com realização de David Yates e o actor sueco Alexander Skarsgard , que nasceu em Estocolmo a 25 de Agosto de 1976, no papel principal.
Entre longas metragens e seriados (e excluindo as realizações em Cinema de Animação), Skarsgard é o 18.º actor a viver na tela o personagem de Tarzan, tal como se vê na foto.
Depois das recusas dos actores Henry Cavil e Charlie Hunan, a produção escolheu Alexander Skarsgard, já conhecido entre nós pela sua participação em “Cães de Palha”, “Battleship: Batalha Naval”, “Sangue Fresco”, etc.
Em breve, na nossa rubrica “Heróis Inesquecíveis”, falaremos mais largamente sobre Tarzan.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário